moldando afeto pro seu pai

Adoro fazer sugestões de menu pra dias especiais como o dia dos pais! Aqui em casa não costumamos celebrar, mas de toda forma já tenho bastante hábito de cozinhar  muitos domingos por ano pros meus pais.

Diferentemente de um menu pra dia dos namorados, dia dos pais é época de juntar a família, e por isso pratos únicos sempre facilitam a vida, principalmente aqueles que puderem ser preparados no sábado, por exemplo. Entradinhas são sempre boas pra tomar com cerveja e ir beliscando até a hora de comer. Apesar de pais geralmente não serem muito de comer sobremesas, é bacana sempre ter – afinal, mães, filhas, noras, netas e alguns homens que amam doces estão sempre presentes também!

entrada

Pra começar minhas sugestões, um prato que tenho feito em casa como entrada em todos os almoços ou jantares daqueles que vem muita gente: coxinhas e costelinhas com mel e maçã. É muito simples de fazer, e pra servir basta colocar uma pilha de guardanapos do lado, um pratinho pra colocar os ossos depois… pronto! Se seu pai é dos que gosta de pratos do mar, a sugestão é casquinhas de siri. Essa versão que criei é uma delícia e dá pra ficar pronta na geladeira coberta com filme plástico e assar só no domingo. Outra sugestão é a focaccia. Sirva com frios, queijos, antepasto de berinjela e até uma linguicinha douradinha e está feita a festa.

principal

Como prato principal, meu favorito é o tagliolini com aspargos e frango. Além de incrivelmente delicioso, dá pra deixar pronto um dia antes, faltando só completar assar. Assim dá pra passar mais tempo com a família que na cozinha. Se quiser seguir com a ideia de coisas do mar, a sugestão é a caldeirada de frutos do mar. Dentre os pratos clássicos, indico o saboroso bacalhau ao azeite saborizado ou mesmo um prato bem mineirinho: galinhada de vó!

sobremesa

Pra fechar, a sobremesa. Eu amo a época de inverno porque sempre acho morangos lindos, deliciosos e baratinhos. Por isso a primeira sugestão é a torta de morango e mascarpone. Se você não achar mascarpone no seu supermercado, substitua por cream cheese ou mesmo requeijão daqueles bem espessos. A outra ideia é uma receita bem fresquinha do blog: o alfajor de colher! Já tem leitor fazendo e me contando que ficou delicioso! Mas acho que o que eu faria mesmo é um belo e gordo bolo de chocolate. Afinal, um bolo gordo e bem feitinho é como abraço de pai: inesquecível.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>