frango à moda da Castela

Hoje vou ensinar uma receita do século XVIII. Essa receita foi criada por Marc Antoine Carême, conhecido por Antonin Carême, que foi chef das melhores famílias européias, inclusive da família de Napoleão. Ele era francês, é considerado o primeiro chef celebridade e foi quem criou a chamada Haute Cuisine (alta gastronomia). Se alguém se interessar sobre a história dele e de como ele revolucionou a gastronomia, existe um livro bem interessante sobre isso: Cooking for Kings: The Life of Antonin Carême, The First Celebrity Chef”, escrito por Ian Kelly. infelizmente desconheço existir uma versão em português desse livro. Essa receita em particular foi criada na região da Castela, na Espanha. Tem um sabor muito característico e com um ingrediente que gosto muito: cogumelos frescos.

:: 1kg de frango (utilizei sobrecoxas)

:: 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga

:: 2 cebolas

:: 2 dentes de alho picado

:: 250g de cogumelos (gosto de usar Champignon de Paris e Portobello)

:: 3 tomates picados

:: 1 xícara de caldo de frango

:: sal

:: pimenta do reino

Retirei o osso das sobrecoxas, mas não é necessário fazer isso. Se quiserem ensino como fazer numa outra oportunidade, pois precisarei gravar em vídeo.Tempere com sal, pimenta e alho.

Derreta a manteiga numa panela. A panela mais recomendada é a wok. Usei uma paellera, mas pode usar a panela que tiver em casa. A vantagem desse tipo de panela é ir refogando separadamente cada ingrediente, colocando os outros para a borda da panela, o que os mantém quentes e ainda cozinhando, mas não com tanto calor como o que está no centro da panela.

Salteie os pedaços de frango na manteiga até que dourem. Enquanto isso limpe os cogumelos e fatie-os. Acrescente no frango as cebolas cortadas em rodelas. Refogue um pouco e adicione o tomate, os cogumelos e o caldo de frango. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Tempere toda a mistura com sal e pimenta do reino. Sirva bem quente.

Para acompanhar, gosto de fazer couscous marroquino. Pico um pimentão vermelho, meia cebola roxa e 50g de damasco seco. Refogo a cebola e pimentão com azeite. Numa vasilha coloco 250g de couscous marroquino (vende em caixas no supermercado, na parte de importados) e cubro com água e uma colher de sopa de azeite. Tampe com um pano de prato. Espere 5 minutos, destampe e tempere com sal, pimenta e misture o pimentão, cebola e damasco e sirva como acompanhamento.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de Preparo :: 1h10

Dificuldade :: média

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Eu adoooooooooooooro essa receita! Não sei se gosto mais do frango ou do couscous! Mentira! Sei sim, amo mais o couscous, não tem jeito! Hahahahaha!

    Mas já fiz essa receita em casa e deu muito certo. O que não soube fazer mesmo foi desossar o bendito frango! Apanhei horrores! Então, agradeço muito o vídeo ensinando como fazer!

    =)

  • […] almoço de hoje, que era mais gordinho, mas acredito que ainda assim saudável (segui a receita do Frango a moda da Castela, do Gui!). No dia que saiu a lista do Signature9 eu resolvi comemorar usando meu presente de […]

  • […] aqui. Foi a sobremesa de um almoço gostoso de domingo. Todos felizes, tomando cerveja, comendo frango à moda da castela, lola latindo pra minha mãe. Pra morrer de saudades. Acabei enfeitando com cerejas que ainda […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>