libra | costelinha justa ao barbecue honesto

libra | costelinha justa ao barbecue honesto

libra | 23/09 – 22/10

É ver os dois lados da mesma moeda. saber que a costelinha pode ser meio doce e também meio salgada. Não saber escolher por onde começar a comer. Pensar demais pra tentar equilibrar todas as coisas, querendo ser o mais justo possível. Saber que é nessa tentativa de equilibrar a mente e o coração que aqui o que cabe é eterna indecisão.

Costelinha é das minhas carnes preferidas, e o molho agridoce e levemente apimentado dá um sabor incrível. As batatas rústicas são companheiras de sempre, ficam deliciosas com o alecrim e alho e não fazem a sujeira da fritura na casa.

costelinha_barbecue02

costelinha:
1 kg de costelinha
sal
páprica picante
pimenta do reino

molho barbecue:
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picadinhos
200 g de ketchup
40 g (1/4 de xícara) de açúcar mascavo
60 ml (1/4 de xícara) de vinagre
2 colheres (sopa) de molho inglês
1 colher (chá) de pimenta caiena
sal

batatas rústicas:
3 batatas grandes
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
4 colheres (sopa) de azeite
sal
1 raminho de alecrim desfolhado
4 dentes de alho

Tempere as costelinhas com sal, páprica picante e pimenta do reino. Enrole-as em papel alumínio, com o lado brilhante do papel em contato com as costelinhas. Leve ao forno a 200ºC para assar por 1h30. Enquanto isso, prepare o barbecue: Coloque numa panelinha a manteiga e o alho. Deixe refogar rapidamente, por uns 2 minutos, só pra ele começar a corar. Junte o ketchup, o molho inglês, o vinagre, o açúcar, a pimenta e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar por uns 10 minutos, até tudo estar bem homogêneo e engrossar um pouco. Desligue e reserve. Quando a costelinha estiver pronta, apos 1h30, retire o papel alumínio e coloque metade do molho sobre elas, espalhando bem pelos dois lados de cada uma. Volte ao forno, descobertas, por mais 30 minutos para que dourem e o molho caramelize. Cubra com mais molho após retirar do forno e sirva a seguir.

Para as batatas: Lave-as bem e corte-as no meio. Corte cada metade em fatias grossas. Misture sobre elas a manteiga, o azeite, o alecrim, o sal e os dentes de alho com a casca. Esparrame sobre uma assadeira, não deixando que nenhuma batata fique sobre outra. Leve para assar em forno a 200ºC por 1 hora. Se quiser, vire as batatas apos meia hora, para que fiquem mais douradinhas e crocantes. As batatas podem assar no mesmo momento que a costelinha estiver no forno também. Rende 3 a 4 porções.

Vídeo por Doma02

dados_costelinhabarbecue

dados_batatarustica

costelinha_barbecue03

pracozinharouvindo_06

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>