carta amarela #58 – em progresso

imagem_cartas

Belo Horizonte, 17 de junho de 2013

Queridos amigos,

Lembro-me muito bem da minha época de escola. Eu não tinha muitos amigos por lá. Era rejeitado pelos meninos por não jogar futebol. Tinha algumas amigas e só. Talvez por isso sempre estudei muito. Sempre achei nas letras grandes companhias. Lembro-me também que era só chegar em temporada de provas que muitos queriam ser meus amigos. Queriam que eu passasse cola na hora da prova. Até certa época, eu sempre fazia. E aquelas amizades se esvaíam pouco tempo após cada prova.

carta58_01

Certo dia resolvi que não daria mais cola. Eu estudei, uai. E foi então que depois dessa prova, ainda me lembro bem, uma prova de ciências, alguns meninos da minha sala vieram me bater. Jogaram-me suco, me deram empurrões. Ganhei uma cicatriz e um pouquinho mais de orgulho próprio. Na próxima prova, vieram aqueles mesmos me lembrar que eu ia apanhar se não passasse cola. Então resolvi jogar sujo. Fiz minha prova toda errada e deixei que dessem uma espiadinha. Passei cola, toda errada também. Eles foram embora satisfeitos, mas quando saíram as notas, se assustaram. Não mostrei minha prova, e na cabeça deles fiquei com cara de burro e não me pediram cola mais.

É um pouco isso que tenho pensado ultimamente. Quantas pessoas vocês conhecem que tem gato na TV a cabo? Que compraram sua carteira de motorista? E não indo tão longe: Quantas burlam a lei seca? Passam dos limites de velocidade mas diminuem exatamente na altura do radar? E quando o avião pousa, e a luz de cintos atados continua acesa, mas todo mundo se levanta, impaciente pra sair da aeronave?

carta58_02

Pois é. Em mim a carapuça também serviu. E aí, nesse exato momento do país fico pensando se eu não devia começar a revolução por mim mesmo? Fazer barulho adianta sim, e é importante. Talvez se eu começasse a pensar nas pequenas “malandragens” que faço, eu também faria do Brasil um pouco melhor. A gente concentra todas as nossas energias em encontrar os culpados. Uns querem tirar a Dilma do poder. Muitos querem acabar com a corrupção. Mas a corrupção só acaba se entrarem pessoas honestas no poder. Mas quem aí pode levantar a mão de ser 100% honesto? Espero que com esse barulho todo a gente consiga sim mudar o país. E é por isso mesmo que quero me orgulhar de ser um cidadão a altura de um novo país.

Se o Brasil está em progresso, que estejamos nós em progresso também.

Um grande abraço, verde esperança,

Gui

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • O chacoalho vem de dentro e de fora. =)

  • Maria de Menicucci diz:

    Fiquei chocada com o que você passou na escola, mas felizmente você aprendeu a ser forte!! Não devemos ter medo de seguir o que nós acreditamos! Também tive problemas parecidos na escola, mas nunca chegou a este ponto porque sempre fui muito firme com as pessoas e não deixava ninguém me fazer de boba. Posso dizer que eles tinham medo de exagerarem comigo, porque sempre devolvia tudo na mesma moeda. Até com professores já briguei em defesa dos meus ideais.

    Acho ótimo todos estarem se unindo pelo mesmo propósito: um Brasil melhor! Mas eu quero ver como serão as coisas daqui para frente! Ainda falta um ano e pouco para as eleições! Será que o povo manterá o mesmo animo dos últimos dias e ficar de olho no governo? Ainda estamos aprendendo a cobrar mais pelos resultados do governo.

    O Brasil tem que entender que estando unido terá poder.

  • Marta Zanetti diz:

    Gui, você falou tudo o que penso. Quem é contra a corrupção, deve se dar conta das pequenas corrupções que comete todos os dias, que são socialmente aceitas. Bjos

  • Julia diz:

    É isso mesmo Gui! Esse texto tem que ser mais compartilhado! Vou fazer minha parte!

  • Gustavo diz:

    Como disse o Mário, o chacoalho vem de dentro e de fora. Boa!

  • Amanda diz:

    Todo mundo compartilhando notícias, mas isso é urgente de ser lido também. Incrível Gui!

  • […] novo país. Se o Brasil está em progresso, que estejamos nós em progresso também.” > http://moldandoafeto.com/2013/06/18/carta-amarela-58-em-progresso/ (obrigada por dividir, […]

  • Amanda diz:

    Meus Parabéns! acompanho seu blog a pouco tempo e já amo os seus posts mais esse foi de arrepiar! você disse tudo!!! isso tem que ser compartilhado já!!!
    beijos

  • Juliana diz:

    O Brasil precisa de mais pessoas como você! Incrível texto Gui!

  • […] de qualquer coisa, gostaria de mencionar que foi esse texto que me incentivou a escrever esse post para vocês. No texto, o autor do blog pergunta para o […]

  • Simples, direto e falou tudo… concordo em gênero, número e grau… publiquei um texto hoje falando das manifestações também e disse isso: se quisermos respeito por parte dos governantes (que nós elegemos, é bom que a gente não se esqueça disso), temos que dar exemplo. Temos que ter civilidade nas pequenas e nas grandes coisas da vida. Seja pra pagar pelo nosso sinal de TV a cabo, como você disse, seja pra protestar de forma organizada e civilizada, Sem violência, sem vandalismo.
    Sempre de parabéns pela abordagem dos temas! Tão leve e tão verdadeiro!

  • Concordo, a mudança tem que vir de dentro, nós temos que mudar primeiro, ate pra poder cobrar o outro de agir melhor/diferente. Essa parte do blog sempre vai ser uma das melhores, você sempre toca em pontos importantes que as vezes não é pensado. Seu blog traz muita calma, e felicidade por saber que existem pessoas como você.

  • Gui (olha a intimidade, hahaha), conheci seu blog há algum tempo atrás, mas só hj parei pra ler de verdade os “afetos” que vc publica e posso dizer: emoção define. Apaixonada por seus textos e mais ainda por suas receitas.
    E se bem me conheço, esse será um blog de visita constante, se não for diária!!!

    Sucesso!!!

  • lucigia diz:

    É a bandeira que eu levanto, meu cartaz, meu protesto. Porque os errados somos nós, povo brasileiro. Como podemos protestar contra corrupção se no dia a dia sempre nos deparamos com estes erros que cometemos? Temos que mudar a nós mesmos para mudar o país. Não são apenas os políticos que estão errados. E sabe do que mais? O povo tem o politico que merece. http://diversacom.blogspot.com.br/

  • Gustavo Moreira diz:

    Parabens pelo texto ! Falta o exercício de reflexão nas pessoas e em mim tbm!

  • Julia Z Z diz:

    só p/ variar outra excelente reflexão!

  • Lidia Mara Corrêa diz:

    Bom dia. Conheci seu blog hoje. Gostei muito e concordo com você o exercicio de cidadania é diário, minuto a minuto, só assim faremos diferente.
    Abraços, gostei muito destas páginas.

  • […] No meio aos protestos no meio do ano parei pra pensar que pra mudar o Brasil eu preciso mudar meus próprios hábitos. [a carta inteira aqui] […]

  • […] Essa carta foi uma reflexão que fiz na época dos protestos. Foi parar vários lugares, inclusive em alguns blogs que adoro, como o Don’t Touch My Moleskine. [o post aqui] […]

  • Alice diz:

    Q legal! : )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>