bolo de mexerica

bolo_mexerica_01

Amo mexericas e descobri que muita gente que me segue no instagram também! Minha mãe apareceu em casa com uma caixa cheinha dessas bolotas laranjas cheirosas. Não pensei duas vezes em transformar algumas delas em um bolo super fofinho e saboroso. Daí que nesse processo descobri o porque do nome delas: Aquele odor tão característico “entrega” quem as come aos outros, assim como aquelas senhoras mexeriqueiras que tanto espalham sobre as pessoas por aí. Achei o nome divertido, tanto quanto criar – e pintar – a receita abaixo.

receita_ilustrada_07

bolo

170 g de açúcar

200 g de farinha de trigo

40 g de amido de milho

1 colher (sopa) de fermento em pó

110 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 ovos

200 ml de suco de mexerica

raspas da casca de 2 mexericas

 

cobertura

1 lata de leite condensado

150 ml de suco de mexerica

 

confit de casca de mexerica

casca de 1 das mexericas

100 ml de água

50 g de açúcar

bolo_mexerica_03

Só pra dar uma ideia de quantas mexericas vão na receita: precisei de 6, mas vai depender do tamanho das suas, por isso as medidas em ml. Faça o suco e meça, é o melhor pro bolo dar certinho. Unte e enfarinhe uma forma (usei uma redonda de 20 cm de diâmetro). Coloque o forno para pré aquecer a 180°C. Peneire a farinha, o amido de milho e o fermento em uma vasilha. Reserve. Bata bem a manteiga com o açúcar para obter um creme claro. Adicione as raspas da casca de 2 mexericas – rale com um ralador, mas bem de levinho pra não pegar a parte branca. Em seguida, os ovos, um a um, batendo sempre (eu uso uma batedeira, mas se não tiver faça a mão). Junte o suco pouco a pouco também, intercalando com os ingredientes peneirados, até que tudo esteja homogêneo. É uma massa mais densa mesmo. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 40 minutos.

Enquanto o bolo assa, faça a cobertura: Numa panelinha coloque o leite condensado e 100 ml do suco de mexerica. Leve ao fogo médio e vá mexendo sempre, como um brigadeiro molinho. É só deixar no ponto que você preferir, eu gosto mais molinho mesmo. Aproveite o bolo pra fazer o confit também. Sei que parece besteira fazê-lo mas amo! Dá um toque super gostoso ao bolo: Limpe bem as cascas de uma das mexericas, tirando todo o bagaço de dentro, ficando só a casca mesmo. Corte em fatias finas. Numa panelinha coloque a água, o açúcar e as cascas. Leve para cozinhar em fogo baixo, por cerca de 10 minutos. Vai virar uma caldinha e as cascas vão ficar macias, vira um doce mesmo. Retire as cascas da calda e reserve. Naquela caldinha misture os outros 50 ml do suco separado para a cobertura. Essa caldinha vai ser usada pra regar o bolo.

Quando o bolo estiver pronto, espere esfriar e desenforme. Regue com a calda e cubra com a cobertura. Use o confit para decorar o bolo.

bolo_mexerica_02

rendimento 1 bolo de 20 cm

tempo de preparo 1h10

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

[youtube=http://youtu.be/bbqVg_23otg]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>