bolo de nozes e doce de leite

bolo de nozes e doce de leite

Fim de ano é época em que as sobremesas festivas tomam conta da mesa. Esse bolo, além de fácil de fazer, é perfeito pra combinar com as festas de fim de ano: doce de leite, nozes e chocolate. Decorei com macarons de nozes e raminhos de alecrim, mas você pode usar as próprias nozes e gotinhas de doce de leite pra decorar. Vem aprender com a gente:

massa:
8 ovos
200 ml (3/4 de xícara) de leite
150 ml (1/2 xícara) de óleo vegetal
300 g (2 xícaras) de açúcar demerara ou cristal
300 g (2 e ½ xícaras) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
80 g de nozes

calda:
100 g (3/4 de xícara) de açúcar
200 ml (3/4 de xícara) de água

recheio:
800 g de doce de leite

cobertura:
200 g de chocolate
70 ml (1/3 de xícara) de creme de leite pasteurizado
1 colher (sopa) de doce de leite

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pique grosseiramente metade das nozes. Bata a outra metade no processador ou liquidificador para formar uma espécie de farinha. Unte e enfarinhe duas formas de 18 cm de diâmetro cada. Misture os líquidos: ovos, leite e óleo. Costumo usar um fouet para isso. Misture também o açúcar. Peneire a farinha de trigo com o fermento e vá misturando na mistura de líquidos. Por último misture também as nozes até ficar homogêneo. Costumo fazer todo esse processo à mão, mas pode fazer na batedeira, se preferir. Divida entre as duas forma e leve para assar por cerca de 20 a 25 minutos ou até o palito sair limpo.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda: Coloque numa panela o açúcar e a água, misture e leve para ferver. Assim que ferver e o açúcar tiver derretido, pode desligar. Reserve. Faça a cobertura: Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma vasilha. Aqueça o creme de leite. Assim que ferver, desligue e jogue sobre o chocolate picado. Aguarde 30 segundos e comece a misturar até que esteja um creme homogêneo. Se o chocolate não derreter por completo leve a mistura ao microondas por 30 segundos e depois misture. Misture o doce de leite também. Reserve.

Com os bolos prontos, desenforme e com uma faca serrilhada alinhe os topos. Com a mesma faca corte-os ao meio, ficando 4 partes de bolo. Na travessa onde for servir, coloque uma das partes do bolo, pincele com a calda e recheie com bastante doce de leite. Coloque outra parte de bolo, umedeça com calda e coloque mais doce de leite. Repita mais uma vez e por último coloque a última camada de bolo e pincele a calda. Leve o bolo para a geladeira por 15 minutos para firmar um pouco. Retire e faça uma primeira camada de cobertura: Passe com uma espátula ou com as costas de uma colher, uma quantidade de ganache que cubra o bolo. Costuma ficar meio falhada mesmo. Coloque na geladeira por mais 15 minutos e depois faça uma segunda camada, cobrindo bem e alisando as laterais e o topo. Decore com nozes, macarons, biscoitos.

dados_bolonozes

bolo_nozes02

pracozinharouvindo_05

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>