bolo de mexerica

bolo de mexerica

Adoro como os bolos perfumam a casa enquanto assam. E esse bolo ainda tem um aroma todo especial. O outono é época de uma fruta cheia de sabor, a mexerica, a estrela desse bolo. É muito gostoso pra um café da tarde, bem simples de fazer e fica bem saboroso. Fiz em porções pequenas, bolinhos individuais, mas a massa fica boa pra fazer um bolo maior também.

bolo:

170g (1 xícara) de açúcar
200g (1 e 1/2 xícara) de farinha de trigo
40g (2 colheres de sopa) de amido de milho
2 colheres (chá) de fermento em pó
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 ovos
180ml (3/4 de xícara) de suco de mexerica
raspas da casca de 2 mexericas

cobertura:

150g (1 xícara) de açúcar de confeiteiro
cerca de 3 colheres (sopa) de suco de mexerica
raspinhas da casca de mexerica para decorar

Só pra dar uma ideia de quantas mexericas vão na receita: precisei de 5, mas vai depender do tamanho das suas, por isso as medidas em ml. Faça o suco e meça, é o melhor pro bolo dar certinho. Unte e enfarinhe uma forma (usei uma forma de vários bolos pequenos, mas você pode usar uma de furo central de 21 cm de diâmetro). Coloque o forno para pré-aquecer a 180°C. Peneire a farinha, o amido de milho e o fermento em uma vasilha. Reserve. Bata bem a manteiga com o açúcar para obter um creme claro. Adicione as raspas da casca de 2 mexericas – rale com um ralador, mas bem de levinho pra não pegar a parte branca. Em seguida adicione os ovos, um a um, batendo sempre (eu uso uma batedeira, mas se não tiver faça a mão). Junte o suco pouco a pouco também, intercalando com os ingredientes peneirados, até que tudo esteja homogêneo. Fica uma massa mais densa. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos.

Para a cobertura, peneire o açúcar e coloque-o numa vasilhinha. Vá adicionando colher por colher do suco, até que fique num ponto não muito liquido. Despeje sobre o bolo e decore com raspinhas de mexerica.

dados_bolomexerica

bolomexerica02

pracozinharouvindo_04

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>