bolo simples de chocolate

bolo simples de chocolate

Acho que esse é o bolo de festa mais simples que ensinei aqui. Mas nem por isso ele deixa de ser gostoso e por isso mesmo o apelidei de bolo simples e perfeito de chocolate. Foi a escolha da Lu pro último aniversário dela e a receita a gente ensina aqui:

Bolo:
240 g (2 xícaras) de farinha de trigo
4 ovos
60 g (6 colheres de sopa) de cacau em pó
240 g (1 e ½ xícara) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 copo (170 g) de iogurte natural

Calda:
240 ml (1 xícara) de água
120 g (3/4 de xícara) de açúcar cristal ou demerara
1 colher (sopa) de cacau em pó

Ganache de chocolate:
500 g de chocolate ao leite (use um mais amargo se preferir)
200 g de creme de leite pasteurizado
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe 3 formas de 18 cm de diâmetro. Peneire a farinha de trigo junto ao cacau em pó e o fermento. Na batedeira coloque o iogurte, os ovos e a manteiga. Junte o açúcar e bata. Adicione os ingredientes secos. Bata até ficar homogêneo. Distribua a massa pelas formas e leve para assar por cerca de 25 minutos. Faça a calda: Coloque tudo numa panela e leve ao fogo até ferver. Assim que levantar fervura e tudo estiver dissolvido, desligue.

Por último, a ganache: pique o chocolate em pedaços bem pequenos. Aqueça o creme de leite até quase ferver. Despeje sobre o chocolate e vá misturando até que ele se dissolva completamente no creme. Adicione a manteiga e misture bem.

Acerte o topo dos bolos com uma faca de serrinha, se necessário. Faça a montagem colocando uma camada de bolo, pincelando calda e intercalando com ganache. Cubra tudo com a ganache e leve para gelar por 10 minutos. Faça uma nova camada de ganache e decore como preferir.

dados_bolochocolate

bolochocolate02

pracozinharouvindo_01

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • karina Paranhos diz:

    Oi Gui, com certeza vou tentar fazer esse bolo! As receitas do chef e a chata arrasam! Mas eu não gostei desse formato de vídeo, o outro era mais legal e divertido!
    bjs

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>