bolo de ovomaltine e caramelo

bolo de ovomaltine e caramelo

Todo dia pra mim é dia de bolo – assim eu gostaria – e esse gosto diário é por desses bolinhos bem simples e fáceis de fazer pra tomar com café no fim da tarde. Mas tem horas que a gente precisa de um bolo de festa, e esse eu fiz pro aniversário de 60 anos do meu pai. A base é uma mistura de ovomaltine e chocolate. O bolo fica bem escuro, bem fofinho e é daqueles que basta misturar tudo e colocar no forno. É um bolo mais amargo, que contrasta bem com o recheio bem docinho de caramelo:

ilus01

Bolo:
100 g (1/2 xícara) de ovomaltine
200 g (1 e 1/3 xícara) de açúcar
300 g (2 e 1/2 xícaras) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
180 ml (3/4 de xícara) de óleo vegetal
180 ml (3/4 de xícara) de leite
4 ovos

Recheio:
200 g (1 e ¼ de xícara) de açúcar cristal
500 ml de creme de leite pasteurizado
50 g de manteiga sem sal
100 g de chocolate meio amargo
1/2 colher (sopa) de flor de sal
3 folhas de gelatina sem sabor

Calda:
180 ml (3/4 de xícara) de água
90 g (1/2 xícara) de açúcar
2 colheres (sopa) de ovomaltine

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte três formas de 18 cm de diâmetro. Enfarinhe (pode ser com farinha ou com o cacau, ou mesmo uma mistura dos dois, como fiz). Misture o leite com o óleo. Adicione os ovos e misture bem. Vá adicionando os secos: o açúcar e o ovomaltine. Misture bem. Peneire os outros secos ali em cima: farinha de trigo, fermento em pó e cacau em pó. Misture bem e coloque nas assadeiras, esparramando bem. Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos. Espere esfriar, desenforme e corte cada bolo em duas partes, totalizando seis camadas de bolo.

Faça o caramelo: Numa panela grande coloque o açúcar e leve ao fogo médio. Espere que comece a derreter, sempre atento para que o açúcar não queime. Misture para que ele derreta completamente, sempre mantendo um tom dourado. Se escurecer demais ele pode ter queimado e isso vai dar um gosto amargo no caramelo, por isso atenção sempre! Retire do fogo e despeje 200 ml de creme de leite, misturando com cuidado. Vai ficar parecendo que tudo deu errado! É normal isso. Volte ao fogo, mexendo até que esse açúcar que endureceu derreta no creme de leite, e tudo vire um creme. Desligue o fogo, misture a manteiga em pedaços e o chocolate. Mexa bem para que tudo derreta ali e vire um só creme. Leve para gelar por pelo menos meia hora. Bata os outros 300 ml de creme de leite em ponto de chantilly, ou seja, até que fique firme. Prepare a gelatina conforme o pacote (normalmente é hidratar em água gelada e levar por 10 segundos ao microondas). Misture delicadamente o creme batido com o caramelo. Misture também a gelatina. Reserve fora da geladeira.

Faça a calda: Misture tudo numa panelinha e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver e estiver tudo dissolvido, desligue e deixe esfriar.

Montagem: Num aro de 18 cm de diâmetro coloque uma folha de acetato em volta. Coloque uma parte de bolo, pincele com calda e coloque 1/6 do recheio. Cubra com outra parte do bolo e vá fazendo camadas até cobrir tudo. A última camada deve ser o último 1/6 do recheio. Leve para gelar por pelo menos 3 horas antes de retirar o aro e o acetato. Se quiser, cubra tudo com caramelo puro (a mesma receita do recheio até a parte em que o caramelo se forma na panela, antes de colocar manteiga e chocolate), na hora de servir.

dados_receitas

bolo_ovomaltine02

pracozinharouvindo_03

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>