carta amarela #20 – “faça algo que ama e nunca se sentirá cansado”

Paris, 24 de junho de 2012

Queridos amigos,

Finalizando o curso, fizemos uma viagem de estudos para a Alsace, um lugar que eu nunca pensei em visitar. E é uma região linda, assim como todas as da França que tenho podido conhecer desde que cheguei. Viajamos todos juntos: pastry A, pastry B e os nossos chefs Didier e Thierry. Em três dias visitamos algumas cidades, tivemos almoços e jantares memoráveis e pudemos conhecer além da região, algumas particularidades relacionadas à nossa profissão. Do museu do chocolate até à produção de kirsch e conhaques conhecemos Christine Ferber.

Fomos até uma cidadezinha chamada Niedermorschwihr (favor tentar não entender ou ler o nome da cidade sob o risco de não conseguir terminar de ler minha carta). Lá é onde trabalha Christine Ferber. Ela faz, além de todo tipo de pâtisserie, as mais famosas geléias do mundo, num lugar chamado Au Relais des Trois Epis. Era dos passeios mais esperados. O ônibus que nos levava parou numa pracinha da igreja e fomos entusiasmados entrando na pâtisserie, já fechada. O cheiro de frutas pairava pelo ar e o cheiro de mais coisas gostosas emanava de uma janelinha de onde a gente podia espreitar a cozinha.

Falando em um francês suave para que pudéssemos a entender bem, contou um pouco da história da própria vida. Filha e neta de pâtissiers, seu pai nunca lhe deu uma única receita, a fez aprender sozinha, na marra, como fazer as coisas. Queria estudar na Ferrandi e não pôde. Veio a Paris e trabalhou até de graça, passou dificuldades financeiras, mas aprendeu o duro ofício da pâtisserie. Trabalhava 16 horas por dia, 6 dias na semana e se dedicou a vida toda nisso.

Seu pai dizia que era uma besteira ela fazer geléias, mas foi seu amigo Pierre Hermé quem lhe disse que aquelas eram as maiores maravilhas. Hoje em dia, já estabelecida no mercado, conhecida no mundo todo, com muitos livros publicados e com sua pequena e doce pâtisserie naquela cidadezinha da Alsace, ela ainda trabalha cerca de 12 horas por dia.

Ela nos disse: “certifique-se de fazer aquilo que ama”. Nos lembrou que tudo na vida é preciso esforço, é preciso pensar e realizar, e nunca ficar parado. Nada vem de graça. Na saída vimos os potes e potes de geléias, desde as mais comuns até geléias de cebola e riesling para se utilizar com carnes. Na despedida, pegou sua bengala e nos acompanhou até a saída. Com os olhos cheios d’água, após ouvir tantas histórias de paixão, e ver o esforço que ela faz até hoje, nos deu o último conselho: “faça algo que ama e nunca se sentirá cansado”.

Beijos ainda emotivos porém inspirados,

Gui

fotos :: Yu Hsuan Cheng

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • primatz diz:

    que coisa mais linda seu post… bom, como todos… fez meu dia mais feliz, e também me fez entender o porque estou trabalhando nesse exato momento. Beijos

  • Alessandra diz:

    Conheci este espaço liiindo pelo Blog Chata de Galocha e foi uma surpresa deliciosa ler os seus posts… Parabéns!!! Sucesso e muitas alegrias!!! Bjos!

  • Maria de Menicucci diz:

    Que lindo!! Eu conheço estas duas cidades Colmar e Strasbourg (cidade do Gutenberg!!!). Antigamente a cidade Strasbourg fazia parte da Alemanha, por isso são falados dois idiomas (francês e alemão), mas após a 2a Guerra Mundial, a cidade foi anexada ao território francês. Se olhar na história verá que foi tomada várias vezes pelos dois lados dos países. Colmar é conhecida como a cidade das Cegonhas. São cidades lindíssimas né? Mas não tive a oportunidade de provar os doces delciosos, porque eu não sabia onde tinha coisa boa nestas cidades. Me lembro que só comi comida alemã, não tinha nada de francês!

    Adorei a frase da senhora, muito inspiradora! Atualmente tenho estudado bastante para fazer o melhor bolo de frutas do natal, é trabalhoso mas não me canso, me deixa feliz! Me dá até vontade de ser especialista em bolos e aprender a confeitá-los, porque adoro tudo que é lindo de ver! Tudo isso porque eu tenho pensado tanto no visual do bolo para presentear as pessoas da família no Natal!

    Beijos!!!

  • Hoje pensei bastante em algo que me martelava a tempos… e decidi lutar por uma grande mudança na minha vida, arriscando muito por um sonho antigo.
    Ler o seu post nesse exato momento me trouxe ainda mais forças e inspiração. É lindo como vc consegue escrever e trazer isso as pessoas, vc nao tem ideia do quanto.
    Parabéns Gui, continue moldando afeto dessa maneira.
    um grande abraço querido.

  • Carol diz:

    Adorei… muito inspirador nesse momento da minha vida!

  • Marina diz:

    Descobri seu blog através do Chata, e tenho feito várias receitas!
    Essa semana fiz a torta de maçã. Não ficou tão linda quanto a sua, mas tava uma delícia! Eu mesma fiz a geléia do recheio, adicionei um pouco de limão siciliano e nozes! Ficou ótimo!
    Também é uma delícia ler o seus textos…
    Beijos!

  • dehfive diz:

    Que lindo, Gui!!! Totalmente inspirador e emocionante! Amo saber das suas notícias! Beijos e até… breve? (!)

  • Mariana diz:

    Nada melhor na vida do que fazer o que a gente ama! :)

  • […] assim tem certas pessoas que eu admiro mais. Fiquei encantado quando conheci Christine Ferber, por exemplo (e só não tirei foto com ela porque ela não deixou ninguém fotografá-la!). Um […]

  • helena gorziza diz:

    Gostei muitissimo de saber que tem pessoas determinadas e com muito sucesso , desta forma vamos tomando corragem para realizar os nossos sonhos
    Abraços , amei a reportagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>