bolo de baunilha com caramelo

bolo_baunilha_01

Não sei se lembram quando eu dei a receita desse bolo aqui. Foi um bolo que a princípio não chamou muito a atenção de ninguém, mas que dia após dia o post foi ganhando muitos comentários com todo mundo que fez dizendo o quanto esse bolo é incrível! Só pra dizer alguns comentários que fizeram: “melhor bolo que comi na vida”, “sublime”! Sou suspeito pra falar e não quero que se pautem por exageros (muita expectativa gera frustração né?), mas pra mim esse é um daqueles bolos bem simples que tem uma massa muito saborosa. Mesmo sem o caramelo ele é uma delícia. É uma receita de bolo básico curinga pra se ter, mesmo que queira, por exemplo, jogar um brigadeiro por cima. Fiz umas pequenas mudanças na receita original.

bolo_baunilha_02

Aproveitei o video pra explicar como eu unto fôrmas sem sujar as mãos. Abro um adendo pra dizer que a fôrma não precisa ser de fundo falso, tá? Era a que a Lu tinha na casa dela. E também um truque ótimo pra deixar seus bolos mais úmidos. Ah! Pesem tudo direitinho pra não fazer igual a Lu, rainha dos bolos engruvinhados! É uma observação importante, pois fazer o bolo crescer e ficar fofinho é uma química, e eu estudei muito cada proporção dos ingredientes pra chegar nesse resultado que compartilho com vocês. Espero as fotos e observações, heim? Tenho adorado ver as fotos pela tag #ochefeachata no instagram. Lembrando que não consigo ver, nem curtir e nem comentar se seu instagram for trancado!

bolo

200 g (1 e 1/3 de xícara) de açúcar

200 g (1 e ½ xícara) de farinha de trigo

40 g (5 colheres de sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de fermento em pó

110 g (1/2 xícara + 1 colher de sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 colheres (chá) de extrato de baunilha ou 1 fava

3 ovos

200 ml (3/4 de xícara) de leite

cobertura

60 g (1/3 de xícara) de açúcar mascavo

200 ml (3/4 de xícara) de creme de leite fresco

1 colher (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de extrato de baunilha

bolo_baunilha_03

Unte e enfarinhe uma fôrma (usamos uma de 27 cm de diâmetro com buraco no meio). Coloque o forno para preaquecer a 180ºC. Peneire a farinha, o amido de milho e o fermento em uma vasilha. Reserve. Bata bem a manteiga com o açúcar para obter um creme claro. Adicione a baunilha e, em seguida, os ovos, um a um, batendo sempre – pode fazer na batedeira, mas se não tiver faça à mão. Junte o leite pouco a pouco também, intercalando com os ingredientes peneirados, até que tudo esteja homogêneo. É uma massa mais densa mesmo. Coloque na fôrma e leve para assar por cerca de 30 minutos.

Faça a cobertura: Misture o creme de leite com a farinha de trigo e leve para aquecer, sem ferver. Leve ao fogo baixo, numa outra panelinha, o açúcar mascavo. Deixe caramelar, com cuidado pra que não queime! Assim que ele derreter e tomar cor, despeje o creme de leite misturado com a farinha. Mexa bem pra que tudo se dissolva e forme o caramelo. Retire do fogo, adicione a baunilha e deixe esfriar um pouco antes de jogar sobre o bolo. Derrame sobre o bolo desenformado.

PS.: Uma leitora querida acabou de me falar que no video saiu “leite” ao invés de “creme de leite” nos ingredientes do caramelo. Desculpem-nos a falha, conforme o texto, o correto é creme de leite. Queremos que o bolo de todo mundo “dê certo” apesar do nosso errinho. =)

bolo_baunilha_04

rendimento um bolo de cerca de 10 pedaços

tempo de preparo 20 minutos + 30 minutos no forno

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=pIBaV6oxZwc]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Dálete Magalhães diz:

    Gui, pode substituir o açucar mascavo pelo açucar cristal??

  • Laíza Felix diz:

    ai que vontade de fazer esse bolo! ontem fiz um em casa e achei tão sem gosto ): fiquei triste, mas bateu uma dúvida, será que você sabe responder, gui? usei leite com baixa lactose. será que foi isso o que interferiu no sabor? agradeço desde já :)

    e gente, que gracinha a dança dos pezinhos! hahahah! adorei!

    e a musiquinha na hora da calda ficou sensacional.

    e a trilha de her tá tocando sem parar na minha vida. to ansiosa pra que entre em cartaz em joão pessoa, senão vou ter que apelar pras interwebs buáááa

    coisa boa começar a semana com essa receita, essa música <3

    um cheiro!

    • gpoulain diz:

      ei Laíza! já fiz alguns doces sem lactose porque meu namorado é intolerante, e sempre ficaram bons. talvez seja a receita que você fez, o leite não é algo que influencia muito no sabor, ele costuma é deixar o bolo mais macio.

      que bom que gostou do video! :)

      ainda não vi Her (já estreou aqui em BH), mas a trilha é linda demais, né? devo ir no cinema essa semana ainda!

      outro cheiro!

  • É o meu preferido!!! Fiz ele com calda de Nutella e leite ninho e ficou maravilhoso!!!!

  • Sofia Santos diz:

    Boa tarde Gui, será q se fizer com menos açúcar tem perigo de desandar a massa? Acontece que não gosto de nada que seja muito doce e como já tem a calda acho q pra mim o bolo teria q ser bem suave. Na verdade sou mais dos pratos salgados mas um bolinho sempre vai bem né? E esse tem cara de bolo bom, caseiro, de infância :)
    Beijos e parabéns pelo blog, que passa uma aura muito acolhedora :)

    • gpoulain diz:

      ei Sofia, tudo bem? meus bolos tem o mínimo de açúcar possível (normalmente o pessoal vem reclamar que falta açúcar!). Não recomendo diminuir mais pois ele é responsável pela estrutura do bolo e por conservar umidade também! Se você achar que for ficar muito doce, sugiro fazer o mesmo bolo porém sem cobertura ou com alguma outra cobertura menos doce, pois o caramelo sim é bem docinho. Ele é bem bolo caseiro mesmo! Fico contente que sinta essa aura por aqui, é exatamente quando eu sinto ao fazer o blog. um beijo!

  • Breno da Matta diz:

    AFF QUERIA MUITO

  • Nathália diz:

    Olá, adorei a receita. Parabéns pelo blog.Gostaria de saber onde você compra fava de baunilha em BH. Obrigada!

  • Elis diz:

    Gui, faltou deixar a dica do que fazer com a fava depois! É boa demais pra ir pro lixo :)

    Os vídeos estão cada vez melhores, parabéns!!!!!

    • gpoulain diz:

      calma que o “na prática” sobre baunilha chega essa semana ainda! vou falar sobre isso e mais. eu cheguei a mostrar no video, mas na hora da edição pra não alongar acabou cortado. :)

  • Gabriella diz:

    Gui, a cobertura só dá certo se for com o creme de leite fresco? Dá pra substituir pelo de caixinha? :~

  • Fernanda diz:

    Eu fiz hoje e ficou bem gostoso, perfeito para o café!!!! O melhor foi descobrir que calda de caramelo não é um bicho de 7 cabeça hahah Obrigada pela receita :)

  • Meline diz:

    Eu fiz e adorei! É fofinho, e sempre quis fazer calda de caramelo, mas não sabia como era, hehe. Fiz com creme de leite normal, talvez por isso não ficou fininha como a da foto, mas ficou bem gostosa :) desde que descobri, sou fã do seu blog! Abraço

  • Ana Melo diz:

    Gui,
    Fiz o bolo ontem… sensacional! Acho que matei minha fama de ruim na cozinha kkk Na verdade, enquanto fazia o bolo dei uma desanimada pq eu não tenho muito envolvimento na cozinha. Na minha casa quem cozinha sempre e tudo é o meu marido. Sou da parte operacional, sabe? Achei que deu um trabalhinho… mas é a falta de prática! Pensava: “Vou matar esse Gui!” kkkk Mas quando a massa ficou pronta me deu uma sensação tão boa! O bolo ficou muuuuuito gostoso! Achei a fava no Mercado Central. Não conhecia e acho que vale o quanto pesa. O bolo fica com uns pontinhos pretos da baunilha…lindo! Obrigada por compartilhar a receita!!! Bj.

  • Gui de Deus, adoreeeei os vídeos! Parabéns! Estava louca pra ver, mas não tinha tempo. Tô no estágio e vc já viu, né? Não tenho mais vida pessoal. Trabalho de 8h às 20h sem pausa para nada. Um dia te conto todos os babados, tem cada um inacreditável. Parabéns mais uma vez! Bjs

  • Luciana Villa Real diz:

    Gui! Acabei de fazer o bolo; o gosto ficou delicioso, mas abatumou :( Até assisti ao vídeo novamente, mas não sei onde posso ter errado!

    • gpoulain diz:

      puxa… :( se você fez tudo direitinho, será que pode ser seu forno? como você costuma assar os bolos? não abriu antes que já estivesse quase pronto não né? espero melhor sorte da próxima vez, queria tanto que desse certinho!

  • Silvia Nunes diz:

    Gui, adorei a receita e estou louca para testar. Mas uma dúvida que sempre tenho em relação as receitas é se a farinha de trigo deve ser com ou sem fermento??
    Parabéns pelo programa, sensacional!!

    • gpoulain diz:

      Silvia, eu uso sempre a sem fermento! tanto que a receita até pede fermento… o que me incomoda nas farinhas com fermento é que o fermento pode estragar mais cedo misturado nela, talvez a receita não dê certo, e tem receitas e receitas! algumas pedem mais ou menos fermento que outras. na dúvida use compre os dois em separado, minhas receitas sempre tem a quantidade dos dois quando a receita pede os dois!

      • Silvia Nunes diz:

        Muito obrigada pela resposta, Gui.
        Essa era sempre uma dúvida que eu tinha. Agora tenho certeza que minhas receitas vão ser só sucesso (espero haha).

  • Roberta diz:

    Oi Gui, td certo?

    Vim pra contar que eu já fiz esse bolo duas vezes e a segunda foi hoje a pedidos dos amigos que comeram da primeira vez e queriam repeteco. Só que hoje eu tinha coisa de uma colher de sopa de manteiga só e acabei fazendo com essa qtdde mais 100ml de óleo, deu muito certo e ficou ainda muuuito fofo!

    Parabéns pelo novo layout, ficou ótimo! Uma sugestão é colocar a caixa de comentários antes dos comentários já aprovados, não no fim da página pra não precisarmos rolar até o final.

    Um beijão!

  • Mab Nathasje diz:

    Uauuuu! Vim conhecer o blog ontem por indicação da Danielle Noce e depois de ler mtas, mtas, mtas páginas, decidi fazer esse bolo o mais urgentemente possível. Fiz hj ainda bem cedinho e o q eu posso dizer eh q um dos bolos mais gostosos q eu ja provei. Gostinho caseiro, fofo, úmido, elegante.

    Parabéns!!!!!

  • mariana diz:

    Fiz e ficou muito muito bom! Receita perfeita! Obrigada :)

  • Laura diz:

    Oi Gui! Adoro suas receitas! :)
    Acabei de fazer esse bolo e ficou uma delícia! Só a cobertura de caramelo ficou um pouco amarga e meio que desandou, soltou um óleo que não se mistura, sabe? Pq será que ficou assim?
    Semana que vem vou fazer de novo, quero acertar essa cobertura 😀
    Beijos e parabéns pelo lindo trabalho!

    • gpoulain gpoulain diz:

      olha, se amargou é porque o açúcar queimou! não pode deixar ele ficar muito escuro. sobre o óleo eu não sei bem dizer o que pode ter acontecido. espero que na próxima saia bem direitinho! um abraço! :)

  • Marina Silva Horta diz:

    Olá, Gui
    Acabei de ler a Veja BH e corri para o seu site. Amei e já recomendei para minha tia e minha prima. Vamos testar todas as receitas, mas, em especial, essa do bolo de baunilha porque lembra casa de avó! Deve ser o tipo de bolo que fazemos no sábado para o café da tarde ou para receber as visitas! Só uma dúvida: posso utilizar o açúcar demerara no lugar do mascavo?

    Abraços e sucesso para você!

    Marina

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Marina! que bom que me viu por lá e que bom que amou esse cantinho aqui! depois vai me contando o que achou das receitas, tá?
      sobre sua dúvida: pode utilizar o demerara sim.

      um abraço e que esse bolo fique tão gostoso quanto esse comentário!

  • Mariana Maggi diz:

    Oi Gui!!
    Olhei essa receita para fazer um naked cake, com 3 partes (como aquele de cerejas do chef e a chata).
    Apenas dobrando a massa você acha que dá pra usar nas 3 formas?

    Obrigada :)

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Mariana, tudo bem?

      depende do tamanho da sua forma, mas se for do tamanho daquelas do bolo de cereja dá sim. só tem que tomar muito cuidado porque a massa desse bolo é meio quebradiça, então tem que montar o bolo com cuidado.

      um abraço!

  • Adriene diz:

    Que bolo foi esse?! (Foi pq já acabou…rs)
    Tem toda razão em dizer que é o melhor bolo da vida.
    A única coisa é que fiz duas coisas diferentes….coloquei um pouco mais de baunilha, e não tinha todos os ingredientes para o caramelo e acabei fazendo uma ganache bem molinha com um pouco de cachaça.
    Virou receita cativa do meu caderno.

    • gpoulain gpoulain diz:

      não é? essa massa básica desse bolo é muito gostosa. sempre repito essa receita por aqui. adorei sua cobertura! um abraço!

  • Luana diz:

    Gui, tenho algum problema com essas massas de bolo que levam uma quantidade maior de manteiga…fui tente fazer esse bolo e ele demorou muito para assar, não cresceu e ficou meio caramelizado por fora. Não é a primeira vez que isso acontece com bolos desse tipo… Quando finalmente assou, o sabor ficou bom, mas ele não ficou fofinho igual no video. O que devo estar fazendo errado?
    Faço outros bolos e dá certo, então acho que não é o forno…

    • gpoulain gpoulain diz:

      a manteiga (na verdade gordura de modo geral) realmente pesa o bolo e ele não cresce muito. é normal acontecer isso em bolos com mais gordura mesmo. mas em bolos assim, bem simples, é o que deixa o bolo bem saboroso. esse não é um bolo super fofinho, os mais fofinhos são os que a gente começa batendo os ovos com o açúcar até aerar. talvez seu gosto seja mesmo pra bolos mais fofinhos, aerados e com menos gordura. então acho que você não errou, é só ficar de olho na receita pra sentir se é seu tipo de bolo ou não – no meu caso num geral eu sou mais fã dos bolos mais densos e gordurosos tipo esse, brownies, cheesecakes. um abraço!

  • Gui, acompanho você através das redes sociais após conhecê-lo por causa de “O Chef e a Chata”, e realmente te admiro muito!
    Esse final de semana eu precisava fazer um bolo de baunilha e encontrei essa receita sua, que já é antiga e eu sequer tinha visto. Que bolo!!! Ficou perfeito, e a cobertura com caramelo combina perfeitamente! Preciso fazer novamente porque não deu tempo nem de tirar foto! Ficou delicioso, obrigada por ajudar a tornar meu final de semana mais doce e por deixar meu namorado, que eu amo tanto, mais feliz, já que ama bolo e o bolo de baunilha foi pedido dele! Precisava te agradecer e deixar aqui registrado o quanto amei a receita!
    Um grande beijo, adoro suas receitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>