tilápia ao fubá e limão com salada quente de mexericas

tilápia ao fubá e limão com salada quente de mexericas

Essa receita participou do conteúdo Pitadas de Sabor, conheça: https://www.westwing.com.br/receitas_praticas/

Se tem um peixe que adoro para o dia a dia é a tilápia. Faço de várias formas mas meu lado gordinho adora ela frita. Resolvi contar aqui então meu segredinho de como deixá-la bem gostosa assim: Eu passo os pedaços em fubá com raspinhas de limão. Dá um sabor incrível e pra mim é o melhor jeito. Aproveitei o inverno pra fazer outra coisa que adoro: salada quente! Essa é super aromática, claro, graças à mexerica, e uma delícia também. E estamos em época de mexerica, né? Se você gosta de uma salada agridoce essa é pra você, pois ela ainda conta com abóbora, que também é adocicada. A cor é linda, e combina muito com peixe, da forma que você preferir fazer.

tilapia_saladaquente_02

> para o peixe:

1 kg de tilápia

cerca de 120 g (1 xícara) de fubá

1 limão

sal

pimenta do reino

> para a salada:

3 mexericas (gosto de usar ponkan)

2 cebolas roxas

1 pedaço de cerca de 350 g de abóbora (gosto de usar a japonesa, aquela da casca verde escura)

6 dentes de alho

azeite

sal

pimenta do reino

tomilho (opcional)

tilapia_saladaquente_03

Comece preparando a salada: Descasque a abóbora, retire as sementes e pique-as em pedaços grandes. Descasque as mexericas e solte os gomos. Gosto de retirar o excesso da parte branca, aquele pedaço com sementes, mas sem tirar tudo pro gomo continuar inteiro. Retire a casca das cebolas, as duas pontas dela e corte em 6 pedaços grandes. Retire toda a casca branca dos dentes de alho, deixando só aquela casca mais dura de tom meio violeta. Coloque tudo numa assadeira e regue com azeite à gosto, temperando com sal e pimenta do reino. Costumo colocar um pouco mais de sal pra temperar que o habitual porque os ingredientes são doces, e gosto que o resultado não fique muito adocicado. Só não exagere, heim? Gosto de colocar uns dois raminhos de tomilho também. Leve para assar em forno a 200ºC por cerca de 40 minutos. Espete um garfo numa abóbora para ver se ela está cozida, o ponto é esse. Se precisar deixe mais, ou mesmo menos, vai depender do seu forno. Só basta a abóbora ter cozinhado mesmo, os outros ingredientes já estarão num ponto bom.

tilapia_saladaquente_05

Enquanto a salada assa, faça o peixe: Raspe a casca do limão sobre um prato com o fubá. Misture bem e tempere com um pouquinho de sal. Reserve. Tempere o peixe com o suco do limão, sal e pimenta do reino. Deixe descansar por uns 20 minutos. Se você compra a tilápia congelada, como eu, o melhor é deixar descongelando ao natural, sem microondas nem nada. Costumo colocar na geladeira no dia anterior. Não precisa passar no ovo para empanar, ela já é meio molhadinha. Eu escorro bem o caldo do limão do tempero, e passo os pedaços pelo fubá temperado. É só fritar em óleo quente até ficar douradinho. Se não quiser fazer fritura, dá pra assar assim também. Eu só coloco um papel manteiga no fundo da assadeira para não grudar, e peixe é rápido, costumo deixar uns 15 minutos no forno.

tilapia_saladaquente_04

Sirva junto, ou mesmo faça as receitas em separado. Vivem me perguntando nos comentários de posts de coisas do mar onde eu costumo comprar peixes em BH. A tilápia congelada gosto de ligar pra Mar de Minas, falo com a Sirley ou o Paulo, eles entregam em casa e o produto é ótimo, peço pelo telefone 9968.8808. Já os peixes frescos e frutos do mar eu gosto de comprar na Rua Bonfim, lá tem várias peixarias, nunca sei o nome específico de nenhuma, mas costumo comprar na primeira da rua, vindo do sentido centro. Gosto de poder escolher o peixe e eles mesmo limpam pra mim, é ótimo. O preço deles geralmente é mais baixo que nos supermercados, além do produto ser ótimo. Antes que alguém possa perguntar, isso não é um publieditorial, é só informação que costumam me pedir mesmo. =)

tilapia_saladaquente_06

 

ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Ei, Gui. Tudo bem? Adorei a dica do peixe com limão. Vou experimentar com certeza. Mas o que eu faço pra não rolar peso na consciência com a fritura é assar. Eu costumo empanar normalmente (bifes a milanesa, por exemplo), dou uma douradinha na frigideira com um fiozinho de azeite e coloco no forno quente. Assim não tem muito “problema” :) Um beijo!

    • gpoulain gpoulain diz:

      eu às vezes asso também, como até sugeri na receita, mas nunca tinha pensado na ideia de dar uma passadinha na frigideira com azeite. boa! obrigado e um beijo!

  • Mariana D. diz:

    nada substitui uma friturinha hehe
    Minha irmã tem aquelas fritadeiras sem óleo…é show viu! Fica muito crocante…só demora um pouco e “frita” em pequenas quantidades.

  • Aproveitei que tirei o siso e fizemos em casa a salada e a tilápia! Ô que coisa boa, viu!? Meu pai na janta comeu só a salada dizendo que estava tão gostoso que o peixe ia comer depois. haha Adoro suas receitas e o blog 😀

  • Tetê Chaves diz:

    Menino, fiz aqui agora e essa salada é um arraso sem fim!! De comer rezando, como diz papai!! Sempre fui super adepta dos legumes assados (especialmente moranga) porque eles não perdem sabor nem nutrientes e ficam sempre muito muito mais gostosos! Amei essa combinação!

    Parabéns pelo blog e receitas!

    • gpoulain gpoulain diz:

      tô viciado nessa salada, viu? tenho feito sempre com esse tempinho frio. é muito saborosa, né?
      muito obrigado, um abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>