bolo úmido de chocolate

Faz algum tempo que tenho tentado, e me orgulhado quando consigo, não mudar as crenças de ninguém.

Não sou só eu que lembro o tanto que peguei no pé dos meus amigos de infância quando eu descobri que eles estavam crescendo com uma cabeça diferente da minha. Todo mundo que viu faz questão de mencionar (não atoa sou considerado a ovelha rosa da família, por essas e outras coisas). Que eu dei sermão, briguei, e tudo que tinha direito. Mentira não é. E eu nunca fui uma pessoa muito fácil de lidar, acho.

Não sei quando isso passou, aliás não sei quando muitas das minhas implicâncias passaram.

Não foram poucas as vezes nos últimos tempos que tenho declarado de peito inflado que não sou mais assim. Que não quero discutir as escolhas de ninguém. Que cada um sabe da sua vida e que eu torço por todos meus amigos, concorde com o caminho deles ou não. Só que as vezes eu me pego achando que isso tudo é resultado de uma apatia geral na minha vida. Menos apaixonado, menos criativo. Talvez mais equilibrado, e menos todo o resto.

Agora eu acho que não preciso ter mais esse tipo de preocupação. Sim, eu ainda fico mordido com os valores, ou escolhas de pessoas que me são queridas. Basta que gire em torno de uma coisa que eu acredito, defenda, pela qual eu seja apaixonado.

E o tema sempre foi e ainda é, um só! Menos hipocrisia nas relações interpessoais. Menos julgamentos, menos conceitos, menos declarações orgulhosas de que “comigo só pode ser assim”. Menos regras pré estabelecidas, por favor.

E é nisso que anuncio aqui oficialmente, que, correndo atrás de novos desafios e paixões, me mudo quinta-feira para Paris. Estudarei pâtisserie (doces e pães) em uma excelente escola de lá, a Ferrandi. Quero continuar com o blog, apesar da rotina pesada (são cerca de 12 horas de aula por dia, de segunda a sexta). Espero que tenham paciência se eu diminuir um pouco as atualizações do blog, mas tenho certeza que terei muito mais pra falar aqui, novas técnicas e receitas pra ensinar… E muitos textos com reflexões desse novo mundo meu no velho mundo.

Pra “despedir”, escolhi um bolo francês: o gâteux moelleux au chocolat. Espero que apreciem e que continuem essa jornada comigo! Au revoir!

:: 150g de manteiga sem sal

:: 150g de chocolate meio amargo

:: 50g de farinha de trigo

:: 1 colher (sopa) de cacau em pó

:: 6 ovos (1 inteiro + 5 gemas + 5 claras)

:: 150g de açúcar

Unte e enfarinhe uma forma e deixa-a preparada para receber a massa. Pique bem o chocolate e leve-o para derreter junto da manteiga. Pode fazer em banho-maria ou derreter no microondas, colocando de 30 em 30 segundos até derreter. Peneire a farinha e o cacau em pó e misture com o chocolate derretido. Reserve.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Em um bowl, de metal ou vidro coloque o ovo inteiro, as 5 gemas e metade do açúcar (75g) e coloque em uma panela com água quente, como um banho maria. Misture vigorosamente para que cozinhem levemente. Cerca de 2 minutos. Eu deixo a chama ligada no mínimo para que água não ferva mas permaneça quente. Retire do fogo e deixe esfriando um pouco em temperatura ambiente mesmo.

Bata as 5 claras em neve, e quando estiver bem firme junte o restante (75g) do açúcar e bata mais até formar um merengue. Misture a parte das gemas com a do chocolate. Por último adicione as claras e incorpore com cuidado pra que fique uma mistura bem aerada. Coloque na forma untada e leve ao fogo por cerca de 25-30 minutos. Pra esse bolo não serve o teste do palito pois ele fica levemente cru por dentro mesmo, isso é que dá o ‘molhadinho’ do bolo. Não é necessário fermento, o bolo fica fofinho pela quantidade de claras em neve. E o bolo crescerá mesmo sem o fermento, é impressionante! Utilize uma forma redonda de cerca de 22cm de diâmetro. Coloquei em uma com formato de coração. Não precisa de cobertura. Simplesmente derreti chocolate branco só pra fazer as bolinhas e o ‘au revoir’.

Rendimento :: 15 pedaços

Tempo de preparo :: 1 hora

Dificuldade :: média

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PaUI6Tvd1sA]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Boa Sorte na nova etapa da sua vida!!!

  • boa estada, boa experiência e um bom retorno! beijos!

  • Mariana diz:

    Eu sigo seu blog faz mais de um ano, mas é a primeira vez que eu comento. Quero desejar muito boa sorte na jornada até os bolos-doces-pães em Paris. E por favor, apareça de vez em quando pra nos contar as novidades. Abraço!

  • Não acredito que você vai embora! Estou em choque rs. Claro, que fiquei muuito feliz por você (PARABÉENS, boa sorte em tudo nessa nova etapa), mas tinha esperanças de te encontrar pessoalmente pelas ruas de Minas Gerais um dia desses 😉 ahahaha
    Mas enfim, continue com essas receitas maravilhosas, (btw, já me renderam muitos elogios na cozinha), e esse sentimento tão bonito e sincero pela vida.
    beijos,
    Au revoir.

  • Boa viagem e bom aprendizado! Adoro pâtisserie, então ficarei torcendo aqui para aparecer postagens! Bonne Chance, au revoir! =)

  • diz:

    Gui!!!! Que sua nova etapa seja encantada pelos deliciosos sabores (e saberes) do Velho Mundo.
    Viva intensamente! E que cada novo post consiga reproduzir um pouquinho de todas as descobertas por lá!
    Beijooooo e tudo de maravilhoso por lá! Vive la France!

    (ps: fica qto tempo? pra sempre? rsrs)

    • gpoulain diz:

      vai faltar você na minha despedida, diz a Lídia que vai!

      vou viver e tentar colocar tudo em palavras né? a princípio vou pra ficar 1 ano. meu curso começa dia 07/02 e ele dura 5 meses, seguido de 7 meses de estágio em algum restaurante estrelado… mas não tô colocando metas pra depois desse ano, então vai saber! :)

      obrigado pela queridice de sempre! :)

  • Guiiiii! Sabe quando você fica imensamente feliz pelo sucesso de alguém? Pois é, estou muito contente por essa nova etapa de sua vida! Paris é viver um sonho de olhos abertos. Aquela cidade encanta qualquer um, e nos prende pelo coração. E, sinceramente? Depois de descobrir o motivo, com certeza a gente vai entender se você sumir do blog! Você tem que aproveitar tudo aquilo que pode e tem vontade, seguir seus sonhos.

    Mesmo por meio da internet, você tem meu apoio e incentivo, além de ter mais uma pessoa torcendo para que tudo dê certo! :) Só uma viagem como essas (PARISSSS!!) para colocar tudo nos eixos de novo. Há um caminho muito iluminado te esperando, pode ter certeza!

    Desejo muuuuuuuuuuuuita sorte para você na nova empreitada! 😀

    • gpoulain diz:

      ôooo Gabi! fico feliz de ler isso! sumir, sumir do blog eu não quero não, mas acho que as postagens vão acabar sendo mais espaçadas. obrigado por todo o apoio e se passar por lá me avisa! beijinhos!

  • Marina J diz:

    Ai q sonho!! Parabéns por essa conquista!! Excelente, nossa até to sonhando agora com os posts novos vindo de lá!!!
    Td de melhor, sempre vejo o blog aqui e fico contente com pessoas como vc, como eu, como a gnt q ainda se importa com as relações humanas, com os amores…

    Não o conheço, mas já estou sentindo saudades!!
    PS: Até começei a fazer francês pq, vamos falar a vdd, não há melhor lugar para se aprender gastronomia!!

  • Hoje não deu pra não comentar!
    Acompanho o blog e fico muito feliz que vá viver essa experiência! Eu tive o privilégio de morar na França por um ano e foi o capítulo mais incrível da minha vida. Tenho certeza que será muito feliz lá..
    Bonne chance et profitez bien! :)

  • Já tem um tempo que acompanho seu blog e adoro a maneira como você escreve, ilustra, encanta…
    Hoje me senti particularmente tocada com sua maravilhosa notícia, pois há quase 4 anos eu disse meu “até logo” ao Brasil para poder viver meu “rêve bleu” em Paris. A princípio era só um ano, mas lá no fundinho de mim eu sabia que ia agarrar com todos os dedos, unhas e dentes todas as oportunidades que surgissem para tornar esse sonho ainda mais real. Assim, depois de cursos e mais cursos na minha área, Letras, termino no meio desse ano meu mestrado em Francês Língua Estrangeira.
    Mesmo sem te conhecer, quero te desejar todas as boas energias para essa nova fase da sua vida. Você parece ser alguém iluminado. Por isso, fiquei sinceramente muito feliz com tal notícia.
    Quem sabe não nos encontremos o tempo de um café e de um petit gâteaux? ^^
    Bon voyage et bon nouveau départ 😉
    Karla

    • gpoulain diz:

      puxa… fico encabulado com os elogios!
      tô indo com meu pouco francês arranhadinho e você toda terminando mestrado na língua. que incrível!
      se der tempo nos encontramos sim. obrigado!

  • Carolina Soares diz:

    Acompanho o seu site desde o início de 2011, mas não havia comentado ainda. Boa sorte em Paris, que você tenha experiências maravilhosas, e não se esqueça de postar aqui de vez em quando, sou apaixonada por suas receitas e textos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>