404 Not Found. Maybe one of these articles may be of interest?


delicatessen

Hoje vou falar de um filme que a princípio pode parecer um pouco estranho dentre os propósitos do blog. Mas não consigo não assistir esse filme sem conectá-lo à gastronomia.

Delicatessen, filme de 1991, dirigido por Jean-Pierre Jeunet (que vocês devem conhecer por ser o diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”) em parceria com Marc Caro, adianta muito do apuro estético característico de Amélie Poulain, do universo fantástico, do prazer nas pequenas coisas, dos personagens estranhos, e outras características que você …

leia mais →

sentimento de culpa

Volta e meia as traduções brasileiras para filmes estrangeiros dão um show de falta de noção. Exemplos não faltam: tem desde obras clássicas, como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (que no original é simplesmente Annie Hall), passando por traduções sem noção, como O Massacre da Serra Elétrica (nenhuma serra elétrica é usada no filme!), até filmes recentes, como o inacreditável Teenagers – As Apimentadas (que se chama Bring it On!). Mas o oposto também acontece, principalmente com filmes mais antigos: algumas das minhas traduções favoritas são …

leia mais →

empanadas

Morei em Buenos Aires e por isso mesmo muita gente me pergunta como fazer empanadas. Essa receita aprendi na faculdade. Não é a melhor massa que comi por lá (gostava bastante das hojaldradas, uma massa folhada pra empanada) mas é muito boa, além de simples de fazer. O recheio é variável, os mais comuns que eu via – e comia – lá eram jamón y queso (presunto e queijo), queso azul (gorgonzola) e carne picante (carne bovina picante ao paladar argentino – eu mesmo nem sentia …

leia mais →