sentimento de culpa

imagem_cinema

Volta e meia as traduções brasileiras para filmes estrangeiros dão um show de falta de noção. Exemplos não faltam: tem desde obras clássicas, como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (que no original é simplesmente Annie Hall), passando por traduções sem noção, como O Massacre da Serra Elétrica (nenhuma serra elétrica é usada no filme!), até filmes recentes, como o inacreditável Teenagers – As Apimentadas (que se chama Bring it On!). Mas o oposto também acontece, principalmente com filmes mais antigos: algumas das minhas traduções favoritas são Meu Ódio será tua Herança (mais forte que o original, The Wild Bunch) e Esse Mundo é um Hospício, mais divertido que o original Arsenic and Old Lace.

E em alguns raros casos a tradução brasileira consegue resumir um filme de modo preciso. Sentimento de Culpa (no original, Please Give) é um desses casos. O filme lida com vários temas, mas o principal é mesmo a culpa. Em vários níveis: Kate e Alex são um casal que revende mobília de pessoas recém-falecidas. Alex não vê problema algum com isso, mas Kate não consegue ficar tranquila. Uma das formas de expiar a culpa que sente é sempre dando dinheiro para pedintes. Ou talvez não seja uma forma de redimir-se de culpa; talvez Kate simplesmente seja generosa. O fato é que todos os personagens de Sentimento de Culpa são complicados, a maioria deles com várias características negativas, mas são todos interessantes.

pleasegive

Uma das vizinhas de Kate e Alex é uma senhora idosa com (provável) pouco tempo de vida. O casal, que planeja comprar o apartamento da senhora, acaba conhecendo as duas netas da idosa, Rebecca e Mary. Rebecca é tímida e a “boazinha” das irmãs, mas não vê com bons olhos essa aproximação do casal ao lado. Mary não vê problema algum com isso, mas ao mesmo tempo é grossa e fútil. A velha senhora, por sua vez, também é mostrada de modo tão humano que é um alívio: ela é chata, rabugenta e teimosa, mas é destruidor ver os momentos em que ela é tratada por Mary como alguém que já devia estar no cemitério.

Sentimento de Culpa me fez refletir como poucos filmes recentes. Kate, que talvez seja a personagem mais simpática da história, quer sempre ajudar o próximo, mas não sabe lidar com a filha. Os momentos em que ela dá dinheiro para pedintes são fenomenais: ela não joga umas moedas e continua andando; ela dá o dinheiro praticamente pedindo desculpas por ter mais posses. Geralmente somos educados para não dar dinheiro a pedintes, não é? Às vezes, quando passo direto por alguém pedindo esmola, eu me odeio por isso. Pode ser arrasadora a sensação de conscientemente ignorar alguém que está pedindo algo. Não sei se a solução é sair dando dinheiro, como Kate faz. Mas Sentimento de Culpa me deixou atordoado por me fazer refletir sobre isso. Como se não bastasse, o elenco – principalmente as mulheres, como Catherine Keener e Rebecca Hall – é fantástico. Vale a pena descobrir essa pérola escondida.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=xcd_eNvDHgw]

Sentimento de Culpa (Please Give), um filme de Nicole Holofcener.

90 minutos / EUA / 2010

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>