bolo de coco — o chef e a chata

bolo de coco — o chef e a chata

Adoro bolos desses simples que dá pra gente fazer pro lanche da tarde. Esse bolo é assim (mesmo que tenha ficado com aparência mais festiva com as frutinhas vermelhas e gotas de chocolate branco), e ele fica ótimo sem cobertura nenhuma também, porque é super saboroso e tem um toquezinho de limão que faz toda a diferença. A cobertura de chocolate branco com leite de coco também fica bem gostosa e dá um complemento bem legal. Então vem ver o video e já dá pra ir pra cozinha, que a receita é bem simples:

bolococo_02

Massa:
100 g (1 xícara) de coco ralado desidratado (sem adição de açúcar)

100 g (1/2 xícara) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

200 g (1 e ¼ de xícara) de açúcar cristal

raspas da casca de 2 limões tahiti

2 ovos

1 colher (chá) de extrato de baunilha

250g (2 xícaras) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

120ml (1/2 xícara) de leite de coco

60ml (1/4 de xícara) de leite

suco de meio limão

 

Cobertura:

200 g de chocolate branco

60 ml (1/4 de xícara) de leite de coco

bolococo_03

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma redonda com furo no meio (a nossa tem 25 cm de diâmetro). Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas de casca de limão até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, seguidos da baunilha. Em uma tigelinha, misture a farinha, o coco ralado e o fermento em pó. Em outra tigelinha, misture o leite de coco, o leite e o suco de limão. Com a batedeira em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha alternando com a mistura de líquidos. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse até que o bolo cresça e doure, cerca de 40 minutos – faça o teste do palito. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme com cuidado em um prato.

Para a cobertura: Derreta o chocolate no microondas ou banho-maria. No microondas coloque de 30 em 30 segundos, mexendo sempre nos intervalos, até que o chocolate derreta. Misture o leite de coco pouco a pouco. Pode ser que não gaste tudo. O ponto é quando está cremoso como um leite condensado sem estar muito liquido. Despeje sobre o bolo.
Se quiser pode decorar com raspas de coco ou mesmo com frutas como fizemos.

bolococo_04

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Giselle Joaquim diz:

    gui, vc acha que posso substituir o açúcar cristal por adoçante culinário nas mesmas proporções? Marido é diabético….

    • gpoulain gpoulain diz:

      use as proporções que pedir no adoçante culinário! geralmente não é exatamente a mesma proporção, mas eles costumam explicar na embalagem. pode usar sim. o problema nesse bolo é que de toda forma o coco tem um certo açúcar natural e o leite de coco também, não sei se seria ideal pra diabéticos.

  • Diana diz:

    Gui, queria agradecer pela atenção e carinho que tens nos teus posts… Receitas legais, explicadinhas e deliciosas! Teu blog e sempre minha primeira opção quando quero “brincar” na cozinha e surpreender meus afetos… Por exemplo, hoje, ao acordar do soninho da tarde, meu filhotinho vai lanchar o bolo de limão e coco… Obrigada e sucesso sempre!

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Diana, tudo bem?
      fico super feliz que goste tanto daqui e espero que você e seu filhotinho tenham aproveitado muito o bolo de coco!

      um grande abraço!

  • Sandra diz:

    Oi Guilherme, tô adorando o seu site!!!! Além de lindo é muito bem escrito e ilustrado!
    Vou fazer esse bolo de coco! Onde eu moro é mais fácil encontrar o limão siciliano. Será que posso fazer essa substituição? Porque li aqui que em sobremesas, quando a receita pede limão tahiti, não é legal substituir… neste caso será que dá “xabu”?
    Obrigada!!

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Sandra! fico feliz!
      pode substituir sem erro nesse caso. o problema é quando são receitas que precisam do limão como um ingrediente principal mesmo. não vai ter erro nesse caso. um abraço!

  • Cristiane diz:

    Que bolo MARAVILHOSO!!!! Amei!!! Dispensei a cobertura e mesmo assim o resultado foi um SUCESSO!!! Obrigada por dividir conosco! Bjo carinhoso, Cris.

  • Heloisa Munaretto diz:

    Oi Gui, tudo bem?
    Vou fazer esse bolo hoje, pra esperar meus pais que vem pra passar o feriadão… Espero que de certo =)

    Queria saber se faz muita diferença trocar o açucar cristal pelo refinado…

    Um abraço

  • Paula diz:

    Oi Gui!

    Nossa já fiz esse bolo mais de 3 vezes meu marido e meus amigos ADORAM! Eu AMOOOO!!!
    Mas a minha cobertura não está ficando como a sua, depois que derreto o chocolate vou adicionando o leite de coco, mas o chocolate fica duro… Pq será?
    O gosto fica bom, mas n fica bonito. Alguma dica?
    Adoro seu blog e suas receitas, que tenhas muito sucesso sempre.

    Beijo

  • Nanda Lima diz:

    Olá! Posso usar a massa para fazer cupcake?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>