tomatinhos confitados

tomatinhos confitados

Esse é um aperitivo que sempre faz sucesso em casa – e que eu sempre esqueço de fotografar pra publicar aqui! É fácil de fazer, utiliza poucos ingredientes, as pessoas adoram e fica um tira gosto diferente que você pode preparar com antecedência também.

600 g de tomatinhos
15 dentes de alho com casca
azeite
sal
pimenta do reino
um punhado de manjericão

Lave os tomatinhos e parta-os em dois no sentido do comprimento. Esparrame por uma assadeira. O ideal é que não fique nenhum em cima do outro e nem que eles fiquem muito espalhados, deixe-os próximos. Encaixe os dentes de alho com a casca entre eles. Tempere com um pouco de sal – mais ou menos meia colher de sopa, gosto deles levemente adocicados – e pimenta do reino. Regue com azeite, o suficiente pra cobrir o fundo da assadeira, mas não é necessário mergulhar os tomatinhos. Leve ao forno a 160ºC por 1 hora. Desligue o forno, retire e deixe esfriar uns 15 minutinhos. Junte um punhado de folhinhas de manjericão lavadinhas ali. É importante que o manjericão não vá ao fogo pra dar realmente sabor e frescor pros tomatinhos. Pode servir a seguir, mas adoro guardar em um vidro fechado na geladeira e só servir no dia seguinte. Dá pra deixar na geladeira por 1 semana, mas ó, vai por mim, é bem raro de sobrar! Sirva com pão. O alho vira um creminho dentro da casca, é só retirá-la na hora de comer, fica incrível.

tomatinhos_confitados_02

 

ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>