quiche lorraine

quiche lorraine

Não saberia terminar essa temporada sem ser com uma das minhas receitas preferidas de toda a vida. Sei que já dei essa receita aqui no blog e no livro, mas queria mostrar direitinho os detalhes dela em video. Foi uma gravação especial pra gente também: Convidamos quem estivesse por Paris pra um piquenique, levamos a quiche e os macarons. Junto a outras bebidas e comidinhas que todo mundo levou, tivemos um fim de tarde muito gostoso em nosso último dia de gravação. Esse episódio tem um quê de nostalgia, com várias ceninhas do que exibimos nos últimos meses. Espero que vocês tenham gostado dessa nossa temporada em Paris.

Essa receita é tão parte da minha vida que a faço em todos os meus aniversários. É super cliché que ela esteja na mesa sempre, mas é também a primeira comida a acabar. Chamo carinhosamente de torta de bacon. Não é a quiche lorraine original – eu coloco cebola, que caramelizada na gordura do bacon dá um sabor incrível. Todo mundo que provou no piquenique aprovou, e fiquei mais feliz ainda porque tinha um francês no grupo (marido de uma brasileira!). Ele repetiu duas vezes e pediu a receita! Então vamos a ela:

quichelorraine_02 quichelorraine_03

 

massa:
250 g (2 xícaras) de farinha de trigo
125 g (1/2 xícara + 2 colheres de sopa) de manteiga gelada
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 gema de ovo
50 ml (1/4 de xícara) de água

recheio:
300 g de bacon
1 cebola
150 g de queijo emmental ou gruyère
3 ovos
250 g (1 xícara) de creme de leite pasteurizado
sal, pimenta do reino e noz moscada

Misture a manteiga gelada com a farinha, sal e açúcar, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Não é bom sovar muito, só deixar tudo homogêneo mesmo. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio: Pique o bacon em cubinhos. A cebola também. Rale o queijo em ralo grosso. Numa frigideira coloque o bacon pra dourar em fogo médio. Gosto de usar o fogo mais baixo no bacon pois assim a gordura derrete mais. Se você o joga no fogo alto a gordura vai selar e não vai soltar muito, sabe? Assim que o bacon começar a dourar adicione a cebola. Vá mexendo bem até tudo estar numa cor dourada bonita. Retire o excesso de gordura com uma colher.

Pegue a massa na geladeira e abra com um rolo. Polvilhe um pouco de farinha pra que não grude. Abra do tamanho da sua fôrma. Eu utilizo uma redonda de 25 cm de diâmetro. Enforme a massa. Coloque por cima a mistura de bacon e cebola. Numa tigela quebre os ovos. Com um fouet ou garfo bata bem os ovos. Junte o creme de leite e bata mais. Tempere essa mistura com um pouco de sal, pimenta do reino e noz moscada. Despeje sobre a camada de bacon e cebola. Cubra tudo com o queijo ralado e leve ao forno a 200ºC por cerca de 40 minutos ou até que esteja tudo bem coradinho (massa e recheio). Pode servir quente, mas no geral sirvo em temperatura ambiente mesmo. Dos dois jeitos fica bom!

quichelorraine_04

forma: Hema

copos e pratos: Bon Ton

garfinhos: Merci

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>