montando uma mini horta em casa

Desde a faculdade aprendi a usar muitas ervas em tudo que faço. Confesso que antes não ligava muito pra elas, mas descobri que muitas vezes aquele segredo da boa comida reside justamente ali. Algumas delas, como o alecrim, o tomilho, o manjericão, costumo usar em pouca quantidade, então sempre que compro um ramo no supermercado, acabo pagando ao menos 1 real e sempre desperdiço boa parte. Pedi ajuda pros meus pais super entendidos de plantas (minha mãe é paisagista e meu pai engenheiro agrônomo) pra fazer um canteiro na minha área de serviço e tem sido uma experiência ótima!

Cada muda na feira custou R$1,50, muito barato! Nem fico com medo de viajar e as plantas morrerem sem rega, pois não seria caro substituí-las (mas nem por isso tenho descuidado!). A jardineira que cabe 3 tipos de ervas com o prato custou R$17,00. Recomendo comprar a terra já preparada também (esqueci de olhar quanto custa), mas usei a terra preparada que tinha na casa da minha mãe.

Alguns cuidados que me foram recomendados:

:: local

elas precisam receber pelo menos umas 5 horas de sol por dia, então é bom plantar numa varanda ou mesmo na beirada de uma janela. De preferência lugar que bata sol pela manhã.

:: onde plantar

você não precisa comprar uma jardineira, pode até plantar em garrafas pet cortadas ao meio. Basta fazer um furo no fundo pra que a água possa escorrer. É bom ser um recipiente ou vaso que caiba ao menos 1 litro de líquido.

:: escolha de ervas

Você pode até plantar vegetais com raiz pequena se tiver espaço, como alface, mas no meu caso eu só podia escolher três ervas mesmo. Escolhi manjericão, tomilho e alecrim, que eu sempre uso em muitas receitas em pequenas quantidades. Sempre uso muita salsinha e cebolinha também, mas nunca perco o maço comprado no supermercado pois o uso é grande! Fica a seu cargo escolher o que usa com frequencia.

:: manutenção

Além do sol as plantas precisam de água né? Nos primeiros dias que as plantas ainda estiverem se adaptando ao plantio regue duas vezes ao dia, mas logo já pode passar pra uma vez ao dia, de preferência pela manhã. Retire qualquer plantinha invasora que eventualmente nascer ali.

É basicamente isso. Tenho adorado poder pegar qualquer ervinha a toda hora então tenho usado bastante. Das folhinhas de alecrim amassadas com sal grosso e pimenta do reino pra temperar um bife de boi às folhinhas de manjericão por cima do macarrão, toda refeição é hora de colocar um pouquinho, nem que seja pra decorar. É um pequeno afeto que tenho colocado no meu dia-a-dia.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>