brownie sem glúten e sem lactose

brownie sem glúten e sem lactose

Eu adoro brownie e tinha um tempinho que queria desenvolver uma receita pra quem é intolerante a glúten e lactose. Quis colocar um ingrediente que gosto muito: farinha de amêndoas. Sei que não é um ingrediente barato, mas é algo que dá um sabor e textura excelentes pra esse tipo de doce. O brownie fica bem molhadinho e gostoso e com bastante sabor de chocolate.

4 ovos
80 g (3/4 de xícara) de cacau em pó
220 g (1 e 1/2 xícara) de açúcar
120 ml (1/2 xícara) de óleo de canola
100 g (1 xícara) de farinha de amêndoas
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de sal

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os ingredientes numa vasilha até que esteja homogêneo. Forre uma assadeira pequena (usamos uma de cerca de 20 x 20 cm) com papel alumínio, usando o lado brilhante do papel para o lado em contato com o brownie. Asse por cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito. Ele deve sair levemente sujo, pois o brownie não pode cozinhar inteiramente por dentro. Deixe esfriar e coloque na geladeira para ajudar a desenformar e partir em pedaços.

browniesemgluten02

guardanapo de estrelas: Galeries Lafayette Maison

copos: Bonton

xícara e peças em cobre: acervo

 

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Leticia Tavares diz:

    Gui, tem como substituir o ovo por outra coisa nessa receita? Sei que ovo é complicado de substituir, mas tenho um conhecido que além de intolerante à glúten e alérgico à proteína do leite, também não pode comer ovo nem soja, então queria saber se tem uma opção dessa receita sem ovo.

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Leticia! honestamente eu não sei. deve haver algum jeito sim. nunca testei substituir os ovos nem pesquisei muito sobre o assunto, sabe? fica a dica pra eu tentar aprender por aqui também. um abraço!

    • Luana diz:

      O que substitui o ovo é a linhaça, triturar ela e deixar de molho. Ela vai fazer a “liga” q o ovo faz, para cada ovo 1 colher de linhaça triturada de molho na água.

  • Palloma diz:

    Gui, me tira uma dúvida por favor. Eu não tenho farinha de amêndoas, posso substituir por farinha de arroz? Em relação a sabor, o gosto muda muito? Porque fui inventar de fazer um bolo integral e sabor tava bem diferente do bolo de chocolate tradicional e fofinho, mas não tava ruim.
    Adoro o chef e a chata e a receita de hambúrguer é a minha preferida. Adotei o seu jeito de fazer a carne pra vida.

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Paloma! como eu disse no video, substitua por farinha de qualquer outra noz/castanha. é só bater rapidinho no liquidificador ou processador. a farinha de arroz não vai dar ponto, nem textura e nem sabor de brownie. vai virar um bolo murcho nesse caso. farinha de arroz substitui a de trigo, mas realmente não fica muito fofinho pois quem faz isso é justamente o glúten. tenho outras receitas de bolos aqui no blog que usam farinha de arroz, depois dá uma olhada na tag “sem gluten”. :)

      o hambúrguer é muito gostoso, né? que bom que gostou!

  • Parabéns pelo trabalho e sucesso, Gui! Gostaria de pedir desculpas por ter sido um colega de escola tão chato com você. Quando puder, visite-nos no CEDET!

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Geovani! que surpresa ver seu comentário aqui. espero que esteja tudo bem em sua vida também. um abraço e quero ir no CEDET sim!

  • Coisa mais linda o comentário do seu colega de escola.
    Estou catando uma receita doce sua pra fazer no meu aniversário e estou perdida com tantas opções maravilhosas.
    Seu site é lindo e você é um querido.
    Beijo

  • Luciana diz:

    Estou encantada com o trabalho de vcs… Dá vontade de ser amiga, tamanha leveza e figura! Salve simpatia! Abs

  • Luciana diz:

    Estou encantada com o trabalho de vcs… Dá vontade de ser amiga, tamanha leveza e fofura! Salve simpatia! Abs

  • Julia diz:

    Oi Gui!
    Acompanho seu lindo insta já faz bastante tempo, e já fiz algumas receitas daqui do seu site — umas maravilhas!… :)
    Perguntas: posso adicionar nozes neste brownie? Ou será que isso alteraria o produto final? E o oleo, pode ser algum outro?
    Aqui em casa somos quase todos sensíveis ao gluten, e as opçoes que você dá sao excelentes, muito obrigada! <3

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Julia! tudo bem? pode adicionar nozes picadinhas sim. o óleo pode ser outro, só não recomendo o óleo de soja que deixa muito gosto. que bom que gosta das opções que eu dou! um abraço!

  • Anni diz:

    Gui, acompanho sempre seu trabalho, acho tudo tão lindo e impecável!
    Vou fazer esse brownie para presentear uma amiga que não pode consumir leite.
    Obrigada por existir! <3

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>