bolinhos de chocolate branco e framboesas

bolinhos de chocolate branco e framboesas

Todo dia eu abria o congelador e via um resto de framboesas congeladas e ficava eternamente adiando pra poder usar em alguma coisa. No último domingo fiquei com vontade de comer bolo com chá e fui ver o que tinha na despensa pra tentar algum bolo novo. Queria usar também uma forma de bolinhos que ganhei recentemente. Algumas vezes gosto de fazer doces em porções individuais – como muffins – em que fica fácil carregar numa hora de pressa para o trabalho e coisas do tipo. Essas receitas individuais de bolos pedem uma massa com mais manteiga que um bolo normal pra que não ressequem no forno. Dá pra fazer essa receita numa forma grande também (embora sugira fazer em forminhas como a minha ou mesmo de muffins e cupcakes), é só colocar numa forma de no máximo 18 cm de diâmetro ou dobrar a receita e fazer numa forma de bolo maior com furo central. O bolinho ficou tão gostoso e tinha ingredientes tão bonitos que fiquei com vontade de ilustrar tudo depois de devorar todos eles!

bolo_framboesa02

75 g de chocolate branco picadinho
75 g (6 colheres de sopa) de manteiga sem sal
2 ovos
80 g (1/2 xícara) de açúcar (cristal ou demerara)
130 g (1 xícara + 1 colher de sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
90 g (mais ou menos 1 xícara) de framboesas frescas ou congeladas (pode substituir por mirtilos ou amoras, se preferir!)

Se for usar framboesas congeladas como eu, comece o preparo colocando-as dentro de uma peneira e deixe que descongelem, soltando líquido. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Deixe preparada as forminhas: no meu caso untei com manteiga e enfarinhei. Se fizer como muffins ou cupcakes, pode preparar as forminhas de papel numa forma. Derreta a manteiga juntamente com o chocolate branco. Você pode fazer isso usando o microondas, de 30 em 30 segundos, ou em banho-maria, mexendo sempre até derreter. Reserve. Numa vasilha coloque os ovos e o açúcar e bata até a massa crescer um pouco o volume. Se preferir faça na batedeira. Misture delicadamente com o chocolate e manteiga derretidos. Misture a farinha com o fermento e peneire. Misture 2/3 dessa farinha na mistura de chocolate, manteiga e ovos. O outro 1/3 misture nas framboesas, isso vai ajudar a fazer com que elas não desçam para o fundo da forma. Misture essas framboesas enfarinhadas com o resto e preencha as forminhas já preparadas. Numa forma como a minha essa receita rendeu 12 bolinhos que precisaram ficar 14 minutos no forno. Em forminhas de muffin rende um pouco menos, cerca de 8 bolinhos que devem ficar cerca de 20 minutos para assar. Depois de frios, podem ser guardados em um recipiente tampado por até 3 dias – se sobrar!

[algumas impressões desta receita ilustrada estão à venda aqui]

bolo_framboesa03

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Fernanda diz:

    Oi Gui! farei essa receita pro dia dos namorados, hmmmmm… deve ficar uma delícia. Não quero ser chata, mas se você puder, tenta colocar também as quantidades dos ingredientes em xícara, colher, etc. Facilita pra quem não tem balança de cozinha! Obrigada! Um beijo!

  • Chris diz:

    Oi Gui,
    Muito obrigada por partilhar essa receita. Esse bolo é poesia pura! Já estou perdendo as contas de quantas vezes já fiz! Já usei chocolate branco, chocolate meio amargo (que era o que tinha no dia em casa) e em qualquer versão fica maravilhosa. Já entrou para as receitas amadas da família! Bjs

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>