bolinho de chuva

bolinho de chuva

Bolinho de chuva tem gosto de infância. Lembro da minha avó fazendo e só de pensar nisso eu já fico contente com vontade de comer. Diz que ganhou esse nome pois era o que alegrava as crianças quando tinham que ficar dentro de casa quando chovia sem poder brincar na rua ou quintal. Achei fofa a história, e tão fofa como ela é a massa dessa receita:

240 g (2 xícaras) de farinha de trigo

50 g (5 colheres de sopa) de açúcar

1 ovo

2 colheres (chá) de fermento em pó

120 ml (1/2 xícara) de leite

óleo para fritar

açúcar e canela em pó para polvilhar

Numa tigela misture a farinha, o fermento, o açúcar e o ovo. Misture bem com uma colher e vá adicionando o leite pouco a pouco. Um aviso: o leite nessa receita é uma estimativa, tá? É mais ou menos isso que gasta, mas fique de olho. Não coloque tudo a menos que você sinta que massa ainda não esteja no ponto, ou, se precisar, coloque mais. O ponto ideal é uma massa mais firme do que massa de bolo, mas mais mole que uma massa em que a gente molde as bolinhas com a mão. As bolinhas são feitas com duas colheres, pingando sobre o óleo aquecido para fritar. É por isso que ele fica com uns “puxadinho” irregulares que eu adoro, pois ficam crocantes!

bolinhochuva_02

bolinhochuva_03Nas fotos dá pra ver melhor qual o ponto e como fazer para derrubar no óleo. Frite em óleo em fogo baixo, não muito quente, até que fiquem douradinhos. Ao retirar polvilhe açúcar e canela. Sirva em seguida.

bolinhochuva_04

 

cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>