bolinho de bacalhau

bolinho de bacalhau

Em 2009, quase 20 anos após o falecimento do meu avô, minha vó Teresa recebeu um dinheiro que o estado devia a ele. Querendo usar de forma a lembrá-lo, ela comprou passagens pra família toda ir conhecer a terra dele: Porto, em Portugal. e lá fomos a “família trapo”, como ela diz: a matriarca, 5 filhos, 3 noras e 2 netos, passar o natal na terra do meu avô. Num dos dias da viagem paramos num bar na beira do Rio Douro. O dono, um simpático senhor português, nos serviu o melhor bolinho de bacalhau que havíamos comido. Minha avó não sossegou enquanto não conseguiu que ele desse duas coisas: uma das xícaras do bar pra coleção dela e a receita do bolinho. Essa receita virou desde então a maior recordação dessa viagem, foi parar no Cartas Amarelas e agora virou receita ilustrada:

bolinhobacalhau02

[Algumas impressões dessa receita ilustrada estão na lojinha do blog e na Mooca.]

300 g de bacalhau
200 g de batata (cerca de 1 batata grande)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 ovos
cebolinha e salsinha bem picadinhas
sal (se necessário)
pimenta do reino
farinha de rosca para empanar
óleo para fritar

Dessalgue o bacalhau por cerca de 48 horas, trocando a água de vez em quando. Se preferir, compre dessalgado (fica na parte de congelados do supermercado). Desfie bem. Coloque a batata para cozinhar em água fervente até que fique macia. Esprema-a. Em uma vasilha misture o bacalhau, a batata, o trigo, os ovos, a salsinha, cebolinha e a pimenta do reino. Prove o tempero (mesmo dessalgado às vezes ainda sobra um pouco de sal no bacalhau) e se precisar coloque sal. Com ajuda de uma colher de sopa, retire porções e modele os bolinhos. Passe-as na farinha de rosca só para cobrir e criar uma casquinha que ficará crocante com a fritura. Leve para fritar em óleo quente até que dourem, mais ou menos uns 6 a 8 bolinhos por vez. Escorra em papel absorvente e sirva.

bolinhobacalhau03

 

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>