berinjela gratinada à mineira

berinjela gratinada à mineira

Adoro a praticidade deste prato. Dá pra fazer rapidinho, é bem simples e ainda pode ser servido como uma entrada ou mesmo como um prato vegetariano. Berinjela é super versátil e combina demais com tomate e queijo. O grande segredo aqui é grelhar as fatias de berinjela – isso evita que solte água no gratinado, o que deixaria tudo muito molhado. Além disso elas ganham sabor com isso.

berinjela_gratinada02

berinjela_gratinada03

1 berinjela grande
350 g (1 e 1/2 xícara) de passata de tomate
1 colher (café) de pimenta calabresa (opcional)
150 g (2 xícara) de queijo canastra ralado (se preferir, use muçarela)
80 g (1 xícara) de queijo parmesão ralado
folhinhas de manjericão
azeite
sal

Corte a berinjela em rodelas – não precisam ser muito finas, mas também não as corte grosseiramente. Tempere com sal e deixe-as numa peneira por pelo menos 10 minutos. Numa frigideira grande, grelhe as rodelas em azeite para que cozinhem. Reserve. Pré aqueça o forno a 220ºC. Numa vasilha, misture a passata de tomate com sal, a pimenta e as folhinhas de manjericão. Reserve.

Unte forminhas (usei ramequins para fazer porções individuais bonitinhas, mas você pode assar tudo junto em uma assadeira média também) com um pouco de azeite. Coloque um pouco de molho, uma fatia de berinjela, queijo canastra e mais molho por cima. Faça outra camada de berinjela, outra de muçarela, mais molho. Termine com uma berinjela, um pouquinho de molho de tomate e o parmesão ralado. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que esteja gratinado. Sirva a seguir, bem quente!

dados_berinjela

berinjela_gratinada04

pracozinharouvindo_05

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>