bem casado aka bem chateado — o chef e a chata

bem casado aka bem chateado — o chef e a chata

Semana passada cheguei aqui contando que era o último episódio da temporada de O Chef e a Chata. Pois bem, voltamos aqui essa semana pra contar uma novidade: agora o programa não tem mais temporadas, ele continua direto toda quinta-feira sem interrupções, sempre intercalando uma receita doce com uma receita salgada. Pra comemorar resolvemos fazer um bem casado que aqui chamamos de bem chateado. É uma receita de nível médio de dificuldade. O importante aqui pra tudo dar certo é seguir as instruções bem direitinho e no video a gente explicou tudo bem detalhado:

bemcasado_02

Aviso: no vídeo a gente fez metade da receita! A receita completa a seguir rende cerca de 35 a 40 bem casados:

massa:

6 ovos

75 g (7 colheres de sopa) de açúcar

raspas de 1 limão

1 colher (chá) de extrato de baunilha

100 g (3/4 de xícara) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

 

recheio:

400 g de doce de leite

 

calda:

320 g (2 xícaras) de açúcar de confeiteiro

120 ml (1/2 xícara) de água

 

Peneire a farinha de trigo com o fermento. Separe as claras das gemas dos ovos. Peneire as gemas para tirar a película. Coloque os ovos para bater com 1/3 do açúcar, por uns 5 minutos. A mistura vai aumentando de volume, acrescente mais 1/3 e bata mais 5 minutos, deixando que a mistura cresça mais. Ao final, acrescente os últimos 1/3 de açúcar e bata por mais 5 minutos. Retire da batedeira, acrescente as raspas de limão e o extrato de baunilha. Acrescente também o fermento e a farinha peneirados. Misture bem com a ajuda de um fouet (batedor de arame) ou colher. Pré-aqueça o forno a 180°C. Em um papel manteiga faça círculos com a massa, usando um saco de confeitar ou uma colher, deixando cerca de 2 cm entre cada um. Asse por 7 a 8 minutos, até que doure. Não pode passar muito do tempo senão vira um biscoito. Depois de prontos, retire as bolinhas ainda quentes do papel manteiga e quando elas esfriarem, se precisar corte com um aro de 4 cm de diâmetro para que fiquem todos iguaizinhos. Cuidado para não assar demais senão os bem casados ficam duros como um biscoito. Recheie os bem casados com o doce de leite e una as duas partes da massa. Sempre recheie a parte que ficou em contato com a assadeira. Misture a água e o açúcar e leve ao fogo até que forme uma caldinha. Umedeça os bem casados com essa calda com a ajuda de um pincel. Deixe secar uma meia hora pelo menos e umedeça o outro lado deles também. Deixe secar por cerca de 6 horas. Já podem ser embrulhados. Sugiro serem feitos com no máximo uns 2 ou 3 dias de antecedência da festa e guardados já embrulhadinhos.

bemcasado_03

fita listradinha e papel de embrulho de bem casado: Maria Chocolate

prato azul: feirinha de antiguidades

toalha de bolinhas: acervo da minha mãe =)

PS.: gravamos um vlog com os bastidores de um dia de gravação de O Chef e a Chata. Se você tiver curiosidade de ver um pouquinho sobre como tudo acontece:

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Mundobrel diz:

    Que injusto ter que esperar 6 horas para comer. Risos. Ficaram muito bonitos. Nunca tinha reparado essa calda por cima. Acho que os que eu comi não tinham porque eram meio secos.
    Gostei muito do video dos bastidores. Mas isso já comentei no youtube.
    Adorei que agora vai ter com frequência. Não faço nenhuma receita porque sou ~light~ hahaha mas adoro assistir o programa.
    Abraço, Gui.

    • gpoulain gpoulain diz:

      hahahaha! na verdade essa calda seca. você já reparou que os bem casados num geral tem uma casquinha meio quebradiça de açúcar? é o que essa calda vira, pois ela seca e o açúcar fica sobre o bolinho.

      eu vi o seu comentário lá e até respondi! acho que tô meio loucão nele de estar dopado de antigripal. haha. mas a gente sempre tem um clima bem leve e gostoso, mesmo sendo bem cansativo o tempo que leva pra gravar cada video.

      a ideia do programa sempre foi ter as duas coisas: ensinar a receita mas ao mesmo tempo ser um video divertido, de entretenimento, mesmo pra quem não queira exatamente fazer as receitas. :)

      um abraço!

  • Cristiane Werneck Cordeiro diz:

    Amei as dicas!!!!

  • Vanessa diz:

    Gui, parabéns por mais uma receita de dar água na boca…fiquei com uma dúvida – se ao invés de fazer os bem-casados individuais, eu quiser fazer um bolo bem-casado, posso colocar as duas camadas para assar em formas diferentes, usando a mesma técnica? Bjs

  • Ayla Azevedo diz:

    Que alegria saber que agora é semanal! Brilharam!

  • Bia diz:

    amei!
    Q cozinha linda! Q batedeira linda (meu sonho)!!!!!

  • Idaiana Oliveira diz:

    Aiiiii que notícia boa, O Chefe e Chata toda semana. Ebaaa!!

  • Idaiana Oliveira diz:

    Gui, uma curiosidade. Essa casa que vcs gravam é a sua??

  • Alane Teixeira diz:

    Geeente, que vídeo de bastidores foi esse?
    Morri de rir aqui! Hahahaha! Quanta energia pra gravar o último vídeo!

    Confesso que nunca fiz bem casado por receio de acabar com a minha relação maravilhosa com esse doce. Eu poderia ficar frustrada e não comer nunca mais!
    Maaaas, depois desse vídeo, tenho que tentar fazer. Urgente!

    Obrigada por fazerem parecer menos complicado do que é!

    Aguardo super ansiosa os vídeos de vocês ;*

    • gpoulain gpoulain diz:

      que bacana que gostou e que morreu de rir! :)
      tem que arranjar energia no fim do dia sim!

      tente fazer e depois vem me contar! beijo!

  • Raquel diz:

    Gui, querido!
    Posso assar em um tabuleiro toda a massa e cortar com o cortador depois?
    Acho que não irei conseguir fazer mais ou menos do mesmo tamanho. E meu TOC só de pensar nisso já atacou! rs
    Beijos :)

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Raquel! Pode sim! você só vai ter que fazer mais massa porque aí vão ficar rebarbinhas e o rendimento da massa vai ser um pouco menor, mas funciona sim. :)

  • Maria Christina da Fonseca Matos diz:

    Ei Gui, tudo bem?
    Você tem alguma marca de doce de leite preferido para esse recheio? Quais outros recheios você já fez? O que acha do doce de leite feito com leite condensado cozido? Me ajuda? Grande abraço!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! eu sempre uso doce de leite Viçosa, que é meu preferido. gosto também da versão feita com leite condensado cozido sim. nunca fiz nenhum outro recheio porque eu só gosto de bem casado de doce de leite, clássico mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>