se meu apartamento falasse

imagem_cinema

O filme da vez é antigo. E é em preto-e-branco. Espero que essa introdução não tenha assustado ninguém, porque não deveria! Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment) é daqueles filmes que merece, como poucos, o status de clássico. Porque tudo no filme é sensacional.

A história poderia render uma comédia romântica besta, nas mãos de gente menos competente: C.C. Baxter (Jack Lemmon), um ambicioso empregado de escritório, empresta seu apartamento para os vários chefes da empresa levarem suas amantes. Um dia ele acaba descobrindo que a ascensorista mais simpática do prédio (Shirley MacLaine) também é a amante de um dos chefões. Cheiro de romance no ar.

theapartment

Já aviso: as coisas são mais complicadas, e profundas, do que o parágrafo acima demonstra. A primeira parte do filme é sim leve e divertida, com o Baxter de Jack Lemmon sofrendo para aproveitar seu próprio apartamento, e os chefes passeando com um harém de amantes fúteis mas engraçadas. Mas quando a ascensorista ganha mais importância na história, o filme fica melancólico, e até mesmo triste. A Fran de MacLaine, apaixonada pelo chefe, é um oceano de simpatia no trabalho, cumprimentando a todos e tecendo comentários perspicazes. Mas na vida privada, tentando resistir às últimas investidas do cafajeste, Fran vai murchando a olhos vivos, e quem assiste sofre com uma mulher tão vivaz sendo reduzida ao papel de “amante da semana”.

E os diálogos são magníficos, como de costume com o diretor Billy Wilder (Crepúsculo dos Deuses): “Uma mulher apaixonada por um homem casado não deveria nunca usar rímel”, diz Fran. Contar mais detalhes é estragar as surpresas da história, algumas bastante inesperadas. Mas você só precisa saber que Se Meu Apartamento Falasse passeia fácil pela comédia (o confronto de Baxter com o cunhado de Fran é impagável), pelo drama e pelo romance. Quando o filme chega ao famoso e maravilhoso diálogo final, aquela frase clichê vem à tona: “Não se fazem mais filmes como antigamente”. Eu pessoalmente acho essa frase uma bobagem; filmes ótimos estão sendo feitos o tempo todo. Mas é verdade que poucos filmes são tão bons como esse Se Meu Apartamento Falasse.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=B4OXm9-E8OQ]

Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment), um filme de Billy Wilder

125 minutos / EUA / 1960

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>