cinco graças

cinco graças

O ano chegou à metade e eu andei pensando nos meus filmes favoritos de 2016 até agora. Se esse ano não está sendo memorável como 2015 (no ano passado, a essa altura já tínhamos Mad Max: Estrada da Fúria e Whiplash), alguns filmes com certeza devem figurar na lista de melhores do ano.

Um desses filmes passou nos cinemas brasileiros no início do ano, em janeiro. É Cinco Graças, que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Uma co-produção França/Turquia (o filme concorreu pela França, mas se passa na Turquia e é falado em turco), Cinco Graças conta a história de cinco irmãs que, após um incidente dos mais triviais – após a escola, elas decidem dar um mergulho no mar, vestidas!!, acompanhadas de alguns rapazes -, se vêem controladas cada vez mais pela família conservadora.

A história é obviamente inspirada em As Virgens Suicidas, o filme de estreia de Sofia Coppola. Mas no filme de Coppola a história é mais específica – eram os anos 70, época de liberação, e os pais conservadores Lisbon pertencem ao passado. Cinco Graças, infelizmente, é mais baseado na sociedade turca atual: uma história similar provavelmente está acontecendo neste momento.

O que torna o filme cativante é a personalidade das cinco irmãs, inseparáveis porém distintas: desde a mais velha, que desafia os parentes ao dizer que só vai se casar com o homem que realmente amar, até a mais nova, que observa as irmãs uma a uma seguindo o mesmo destino – o casamento – e vai se rebelando cada vez mais. O filme acompanha esse processo de amadurecimento alternando alguns dos momentos mais divertidos do ano (as tentativas da tia de evitar que o patriarca da família descubra uma escapada das garotas) e outros momentos de cortar o coração (melhor não dizer).

O clímax do filme ocorre durante um casamento, uma sequência carregada de tensão e nervosismo. É o auge de uma história cativante ao extremo, tocante e forte, impecável. Ancorado por cinco jovens atrizes fenomenais, Cinco Graças é magnífico.

mustang02

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>