chocolate quente com chantilly de baunilha

chocolate quente com chantilly de baunilha

“Até onde a vista alcança”. Céu ecoava pela cozinha no fim da tarde. Bolo de ovomaltine e chocolate no forno, ideias na cabeça, mãos nos lápis e tintas ilustrando sonhos. Parei pra pensar nas despedidas. Olhei pra essa cozinha onde cozinhei pelos últimos quase onze anos. Lembrei do carinho de um amigo ao me trazer as mini rosas que coloquei na beira da janela. Olhei pra vista, que dá pra outro prédio. O vento levava a cortina. Avistei tempos futuros, pensei nos novos roomates, antigos amigos, na nova cidade e na vontade de sempre achar novos caminhos. Fiz um chocolate quente pra aquecer o dia caindo. Bati chantilly com muita baunilha com a força nos braços de quem segue em frente, sempre. Desde pequeno sonhei em plantar em terra fértil todas as boas sementes que achava no caminho. E é assim que a cada cair de tarde rego essas flores nascendo na terra fértil que criei entre tintas e sabores. Que a primavera chegue calma vinda com a brisa e também cheia de flores.

chocolatequente_02

500 ml (2 xícaras) de leite
200 g de chocolate
2 colheres (sopa) de licor ou conhaque
2 colheres (sopa) de açúcar cristal ou refinado
150 ml (3/4 de xícara) de creme de leite
1 colher (chá) de baunilha
cacau em pó para peneirar

Comece pelo chantilly: misture o creme de leite com o açúcar e a baunilha e bata até dar o ponto de chantilly. Você pode usar um fouet ou batedeira pra fazer isso. O importante é bater até que você veja formar picos firmes que não se dissolvem quando você tira o fouet. Outro ponto importante: o creme de leite deve estar gelado pra que fique firme. Se você usar o creme de leite fresco ele já estará na geladeira, mas pode usar também o de caixinha, deixando na geladeira de um dia para o outro ou no congelador por 1 hora. Faça o chocolate quente: coloque o leite numa panela e espere ferver. Assim que ferver desligue para que o leite não suba e transborde. Junte o chocolate picadinho ou em gotas e misture bem até derreter. Caso não derreta tudo, ligue o fogo bem baixinho e vá mexendo até que esteja tudo dissolvido. Sirva a seguir, com bastante chantilly por cima. Se quiser peneire um pouco de cacau em pó.

chocolatequente_03

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Danielle diz:

    Gui, eu queria comprar o seu livro, mas não sei ainda quando conseguirei. Queria saber se tem previsão de esgotar logo. Obrigada :)

    • gpoulain gpoulain diz:

      oi Danielle! que gracinha! fico feliz que você o queira. acho que o estoque que eu tenho ainda deva demorar alguns meses pra esgotar, imagino que deve durar até o final do ano. um abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>