carta amarela #91 – clima

carta amarela #91 – clima

Paris, 18 de setembro de 2014

Queridos amigos,

Uma das coisas que aprendi com meus pais é que arrependimento é um sentimento retardado. Não adianta em nada sofrer por aquilo que eu já errei, por aquela decisão que eu deveria ter tomado e tomei outra. Acho que é por isso que eu sempre tento aproveitar todas as oportunidades possíveis.

Vim pra Paris continuar uma história a dois que era uma parte muito grande e gostosa da minha vida. Cheguei para dar de cara na porta. Uma das coisas que mais me deixou irritado era o fato que eu tinha largado tanta coisa profissional legal no Brasil pra passar esses três meses que no fundo seriam um belo gasto de dinheiro. E aí me vi pensando que eu precisava criar um outro objetivo pra essa viagem. Ela veio, aconteceu, e vai ser melhor se ela for algo que me acrescente e me faça viver melhor.

Uma coisa que aprendi vivendo aqui é que eu preciso sempre olhar a previsão do tempo antes de sair. É normal estar um dia lindo de sol mas que na sombra esteja um vento bem gelado. Aprendi que guarda-chuva, cardigan e echarpe são coisas básicas na bolsa de qualquer parisiense. Aprendi aliás, que existem echarpes pra todos os climas: fininhas pra quando está quente até as mais pesadas de lã pra quando faz frio. Porque é assim, pode estar quente que um vento gelado pode aparecer no final do dia e se você não cobrir o pescoço é sinal de que vai acordar gripado no dia seguinte.

Você só pode escolher a melhor decisão. Ela é a melhor porque esta baseada no que você entende e sabe no momento. A vida passa e a gente aprende mais coisas, fica mais sábio. Isso não faz daquela decisão antiga algo errado, era o que você achava ser melhor na época. Tome as decisões. E siga em frente. Assim como as echarpes sempre ali pra proteger do frio é preciso ter outras coisas à minha volta. Ter amigos e família pra apoiar qualquer momento difícil é essencial. Nos faz lembrar de quão especiais somos quando a gente se sente a pessoa mais frágil do mundo. E é por isso mesmo que é preciso estar sempre ali, firme. Todo o resto é o clima. As tempestades vem e vão, mas o sol sempre virá aquecer também.

É difícil permanecer na tristeza quando existe tanta beleza pra se ver.

Um abraço apertado,

Gui

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • BA MORETTI diz:

    a vida se torna mais fácil quando a gente vê beleza em tudo mesmo :)

  • Rogéria diz:

    Maravilhoso seu texto, Gui!
    Parabéns por se permitir viver!
    Viver é isso, às vezes as escolhas não correspondem às nossas expectativas…
    Mas, c’est la vie mon cher!

  • Mariana D. diz:

    Gui, Paris nunca é perda de tempo ainda mais para um apaixonado por gastronomia como você! Explore esta situação! Faça vídeos das coisas boas que você encontrar por aí!!! Tenho certeza que seus seguidores irão amar! Outras oportunidades irão surgir iguais ou até melhores das que você deixou pra trás. E você deixou para trás porque precisava viver isso, porque seguiu seu coração!
    Outra coisa….você deu com a cara na porta… EM PARIS meu bemmmm!!!! Brincadeiras a parte, porque sei que esse é um momento difícil pra você e o fato de você estar onde está não diminui a sua dor, mas você ESTÁ EM PARISSS!!!! Tenho certeza que existem portas lindas a serem abertas por aí!
    Nada é por acaso Gui…nadinha! Nem as portas na nossa cara! As vezes as portas se fecham sem a gente querer e dói mesmo, muito, mas lá na frente a gente entende o “porquê” de tudo! Já estou prevendo uma carta amarela daqui algum tempo, onde você vai nos contar o quanto vale a pena arriscar!!!
    Aproveite cada segundo aí! Coma muito e mostre tudo pra gente, por favor! Fica bem viu!

    • gpoulain gpoulain diz:

      também acho que nunca é perda de tempo! estou aproveitando. tenho fotografado muita coisa, falta sentar mais pra escrever! beijo!

  • Sara diz:

    Eu acho uma virtude mesmo em meio situação, vc tirar algo tão positivo , jogar a poeira e dar a volta lá por cima. Realmente inspirador, só posso dizer parabéns e tudooo de bom nessa tua temporada em Paris.
    Uma dica, leio o site de uma francesa, de Paris, que dá sempre slem de moda dicas gastronomicas (http://www.tokyobanhbao.com), e esta semana ela fala sobre o Restaurant MAMIE GÂTEAUX
    66 rue du Cherche-Midi
    75006 PARIS
    (Métro Sèvres Babylone)
    Parece ser bem legal, vc conhece?
    tudo de bom pra vc;)

  • Gabriela diz:

    Gui, eu sei que dói. E dói pra caramba. E a raiva? Ah a raiva… Raiva da gente. Mas passa. Eu sei que você deve estar pensando que não vai passar. Passa sim. As vezes demora. Mas passa. Você disse que foi para Paris para viver uma parte grande e gostosa da sua vida. Não seria a maior parte e a mais gostosa da sua vida o seu amor pela gastronomia? Pensa nisso.

  • jusciene mendes diz:

    Força e muita fé porque a vida é bela. Bjs

  • Carol diz:

    Oi Gui!
    Moro em Aachen – Alemanha. Conhece aqui? É muito fofo e a viagem de Paris pra cá (Thalys) é mto rápida!!! Vale a pena!!
    Beijoo

    • gpoulain gpoulain diz:

      não conheço! mas fui até perguntar pro Adriano (que escreve aqui no blog sobre cinema – ele mora em Frankfurt), fiquei com vontade de ir sim. quem sabe? um abraço!

  • Nelma Silva diz:

    Querido Gui, meu abraço muito carinhoso e que vc seja feliz com as suas descobertas.

  • Esse texto veio no momento perfeito! Estava aqui me martirizando por uma escolha do passado que mudou uma relação maravilhosa que eu tinha. Essa escolha parecia certa na época, agora não mais. Porém, não adianta nada eu ficar sofrendo com isso se não posso fazer mais nada. Por mais difícil que seja, tenho que pensar no ensinamento que isso me trouxe. Alguns dias é difícil, mas na maioria consigo me concentrar na beleza que existe para se ver.
    Que nós dois consigamos viver sem o arrependimento e viver toda a plenitude da vida! :)
    Beijos!

    • gpoulain gpoulain diz:

      pois é, Camilla. todas as decisões são certas pois são parte de um momento da sua vida. não adianta arrepender. um abraço pra você!

  • Lucy diz:

    Não te conheço e te amo, entende?! rs…
    Me deu ate aperto no coração… Sinta-se abraçado por uma admiradora!!!
    Certeza que ja ja vc vai entender o prq aconteceu isso… E vai tirar o melhor de tudo!!!
    Beijos

  • Tania diz:

    Gui, faz bem pouco eu vivi o mesmo…estava largando tudo por uma pessoa que no ultimo dia me disse “tu só foi finais de semanas divertidos”…e dói, eu sei, dói muito, ainda dói…Mas eu acredito muito no que alguém escreveu aqui que tudo tem um motivo, inclusive essa dor! Resta rezar para que esse motivo apareça rápido para nós né??? :) Em Paris, SP o sert~ao do Brasil, a dor é a mesma! Força! Um abraço forte

  • Mariana diz:

    Era exatamente o que eu precisava ler nesse momento! Obrigada pro me proporcionar isso!
    Sorte, para nós! Beijo!

  • Marina diz:

    ​Gui, senti um aperto ao ler seus texto. Finais são sempre sofridos, mas faz parte da vida. Outros amores virão.
    Logo que li seu texto, mandei pra um amigo que julgo ser sua alma gêmea. Me sinto ridícula falando isso. Vc deve acompanhar outros blogs e sabe como é, temos aquela sensação que conhecemos a pessoa! Eu sempre brinco com esse amigo sobre isso! Desde que leio seu blog e vejo seu jeito… Quando ele conta de uma decepção eu digo “vc não foi atrás do chef que te falei!”. hhaahhaha Ele é jornalista, adora comer bem, conhece tudo de restaurantes, inteligente, adora cachorros e literatura, cinema, dança, teatro, é bem humorado e pasme – fala francês e ama a frança. O nome dele é Caio Narezzi <3 Desculpa ser cupido online, mas me pareceu propício! Espero que ele não me mate por esse comentário! Quando vc estiver em SP nos procure, de verdade!! <3 hahhahah

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Marina! antes de mais nada preciso falar que dei umas boas risadas lendo seu comentário! achei divertido você fazer toda essa propaganda do seu amigo. ele parece ser uma pessoa incrível! quando eu for a SP adoraria conhecer vocês dois sim. um grande abraço! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>