bolo de macadâmia e caramelo

bolo de macadâmia e caramelo

Castanhas num geral sempre deixam um bolo com sabor especial. Gosto muito de alternar os sabores em bolos clássicos trocando um pouco da farinha por uma farinha feita a partir de nozes ou castanhas. O bolo de hoje é de macadâmias, que combina maravilhosamente com o caramelo cremoso do recheio. Pra cobrir tudo, um pouco de carinho e chocolate. E assim se faz um bolo de festa maravilhoso, pra todo mundo querer festejar e repetir.

ilus04

massa:
8 ovos
200 ml (3/4 de xícara) de leite
120 ml (1/2 xícara) de oleo de canola
300 g (2 xícaras) de açúcar demerara ou cristal
300 g (2 e 1/2 xícaras) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
80 g de macadâmias

calda:
100 g de açúcar
200 ml de água

recheio:
240 g (1 e 1/2 xícara) de açúcar
500 ml (2 xícaras) de creme de leite pasteurizado morno
6 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de flor de sal

cobertura:
200 g de chocolate
70 ml de creme de leite pasteurizado

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pique grosseiramente metade das macadâmias. Bata a outra metade no processador ou liquidificador para formar uma espécie de farinha. Unte e enfarinhe duas formas de 20 cm de diâmetro cada. Misture os líquidos: ovos, leite e óleo de canola. Costumo usar um fouet para isso. Misture também o açúcar. Peneire a farinha de trigo com o fermento e vá misturando na mistura de líquidos. Por último misture também as macadâmias até ficar homogêneo. Costumo fazer todo esse processo à mão, mas pode fazer na batedeira, se preferir. Divida entre as duas formas e leve para assar por cerca de 25 minutos ou até o palito sair limpo.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda: coloque numa panela o açúcar e a água, misture e leve para ferver. Assim que ferver e o açúcar tiver derretido, pode desligar. Reserve. Faça o recheio: coloque o açúcar em uma panela grande e ligue em fogo alto até o açúcar começar a derreter. Diminua o fogo e cozinhe até que o açúcar esteja todo dissolvido, em tom âmbar. Junte a manteiga e misture bem. Vá juntando o creme de leite. A sensação é um pouco de que tudo vai dar errado, mas continue cozinhando e mexendo até tudo se dissolver e virar um caramelo bem bonito. Cozinhe até que reduza um pouco e comece a engrossar. Desligue, espere esfriar um pouco e misture a flor de sal. Faça a cobertura: Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma vasilha. Aqueça o creme de leite. Assim que ferver, desligue e jogue sobre o chocolate picado. Aguarde 30 segundos e comece a misturar até que esteja um creme homogêneo. Se o chocolate não derreter por completo leve a mistura ao microondas por 30 segundos e depois misture. Reserve também.

Com os bolos prontos, desenforme e com uma faca serrilhada alinhe os topos. Com a mesma faca corte-os ao meio, ficando 4 partes de bolo. Na travessa onde for servir, coloque uma das partes do bolo, pincele com a calda e recheie com caramelo. Coloque outra parte de bolo, umedeça com calda e coloque mais caramelo. Repita mais uma vez e por último coloque a última camada de bolo e pincele a calda. Leve o bolo para a geladeira por 15 minutos para firmar um pouco. Retire e faça uma primeira camada de cobertura: Passe com uma espátula ou com as costas de uma colher, uma quantidade de ganache que cubra o bolo. Costuma ficar meio falhada mesmo. Coloque na geladeira por mais 15 minutos e depois faça uma segunda camada, cobrindo bem e alisando as laterais e o topo. Pode ser feito com até um dia de antecedência e guardado na geladeira. Decorei com macarons recheados com o caramelo.

dados_bolomacadamia

bolo_macadamia02

pracozinharouvindo02

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>