zootopia – essa cidade é o bicho

zootopia – essa cidade é o bicho

Desenhos animados geralmente têm uma “moral da história”, né? Uma das mais comuns é “não julgue alguém pela aparência” (basta lembrar de Shrek e da transformação de Fiona, por exemplo). Pois essa moral, embora não a principal de Zootopia – Essa Cidade é o Bicho, caiu como uma luva pra mim. “Ah não, mais um filme com animais fofos que falam?”, eu pensei quando as primeiras imagens do filme foram lançadas. Até eu ver o maravilhoso trailer com os bichos-preguiça trabalhando no “Detran” de Zootopia (o trailer está no final desse post).

A cena é tão boa que, mesmo eu já tendo visto o trailer umas cinco vezes, ri assim mesmo quando ele apareceu no filme. Pois há mais um punhado de cenas ótimas em Zootopia, muito mais do que um filme-com-animais-fofos-que-falam. A protagonista é a incrivelmente otimista Judy Hopps, que desde criança sonha em se tornar a primeira oficial coelho de Zootopia. Após muito treino ela atinge seu objetivo, apenas para levar uns bons tapas na cara da vida. Afinal, mesmo que em Zootopia todos os animais vivam em harmonia, não é todo mundo que encara com naturalidade uma policial que é um pequenino coelho fofo (numa das melhores piadas do filme, Judy explica que apenas outro coelho pode chamar um coelho de “fofo” – se outras espécies usam essa palavra, soa ofensivo).

Judy ganha uma incumbência que pode finalmente provar a todos que ela é sim uma policial de verdade: encontrar um pai-de-família desaparecido. Para isso ela tem apenas 24 horas e a ajuda de uma raposa malandra e golpista, Nick Wilde. Com esse enredo simples, o filme discute questões surpreendentemente profundas: o que é exatamente a “natureza” de um ser? É possível mudar a sua própria essência?

Zootopia mantém essas questões num nível que não ofende nem afasta ninguém, crianças ou adultos. E o visual é espetacular: não apenas o centro urbano da cidade de Zootopia, mas os diferentes ecossistemas que cercam a cidade: floresta tropical, montanhas geladas, tundras. Os responsáveis pelo filme também tiveram o cuidado de criar pequenas diferenças para cada país onde o filme é exibido: o apresentador de TV, que na versão americana é um alce, no Brasil é um jaguar; na Inglaterra é um cachorro Corgi; na Austrália é um coala etc. Mais um ponto para o surpreendente Zootopia.

(os fãs de Shakira têm um motivo especial para assistir o filme: a cantora dá voz à artista mais popular de Zootopia, a sensual Gazelle)

zootopia02

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Gabriela Dunham diz:

    Assisti esse filme ontem e fiquei encantada, saí querendo falar com todo mundo sobre ele. É fofo, cheio de metalinguagem, bem humorado e, ainda assim, com várias lições e mensagens importantes. Não se deixar definir por rótulos que a sociedade te coloca, lutar pelos seus sonhos, dar um voto de confiança a quem é diferente, saber reconhecer que errou… tanta coisa. Tô super apaixonada; acho que já virou um dos meus favoritos da Disney <3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>