vaca atolada

vaca atolada

Nesse último fim de semana aprendi a fazer a vaca atolada da Solange, uma pessoa divertida que trabalha com minha mãe. Adoro comer vaca atolada, mas sempre tenho problemas com a quantidade de gordura que normalmente fica no caldo. Mas a Solange além de limpar a carne, retirando o excesso de gordura, ainda cozinha a carne separadamente, deixando o caldo bem pouco gorduroso, e com um segredinho para que o caldo fique espesso e com textura bem sedosa:

1 kg de costela de boi em pedaços

1 kg de mandioca em cubos

2 cebolas picadas

5 dentes de alho picados

2 tomates sem pele e sem sementes picados

óleo

sal e pimenta do reino

salsinha e cebolinha a gosto

Numa panela de presão coloque um fio de óleo e nele refogue a costela até dourar. Junte 2 litros de água quente, tampe e deixe cozinhar por cerca de 40 min, ou até que ela esteja macia. Enquanto isso, cozinhe também a mandioca em água com sal. aproveite esse tempo pra picar tudo da receita também: cebolas, alho, tomates. Você pode usar tomate pelado em lata ou mesmo retirar a pele deles fazendo um x com a ponta da faca na base e mergulhando por uns 30 segundos numa panela com água fervente. A pele começa a se soltar assim, e em água fria você pode retirar toda a pele.

Quando a costela estiver cozida, escorra toda a água. Eu faço isso porque solta muita gordura na água. Muita gente vai dizer: ah, mas vai o gosto da carne embora nessa água, mas é que eu prefiro um resultado final menos gorduroso, sabe? Numa panela grande coloque a cebola em um fio de óleo e deixe dourar bem. Junte a costela e refogue um pouco (uns 5 minutos só). Adicione o alho e tempere com sal e pimenta do reino. Junte os tomates e adicione mais uns dois litros de água, que deve estar quente. Misture bem. É agora que estamos fazendo um caldo bem gostoso pra vaca atolada. Junte a mandioca já cozida e deixe cozinhar uns 10 minutos. Retire um pouco do caldo, cerca de 3 ou 4 xícaras. Retire com um pouco da mandioca e tomate também. Bata isso no liquidificador, é isso que vai deixar o caldo mais encorpado. Volte para a panela e cozinhe mais um pouco, até chegar numa espessura de sua preferência. Não precisa ficar muito tempo, já está tudo cozido. Experimente e acerte o sal se necessário. Coloque a cebolinha e salsinha e misture só antes de servir, pra manter o sabor. Ou, se preferir, sirva num potinho ao lado só pra quem quiser colocá-la. Sirva com arroz branco.

vaca_atolada_03

 

cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>