touro | torta de chocolate, caramelo e tudo o que você quiser

touro | torta de chocolate, caramelo e tudo o que você quiser

touro | 21/04 – 20/05

É carinho, é sentir. Se lembrar das pequenas coisas, ter os olhos brilhando pelo caramelo dourado virando mousse. Gosta do conforto do chocolate e fica ainda mais feliz sabendo que pode repetir mais um pedaço. Dizem haver um pouco de teimosia e ciúmes. Isso vem pra mostrar que ali dentro reside um coração do tamanho do mundo.

Essa torta tem como recheio uma das minhas sobremesas preferidas: a mousse de chocolate e caramelo salgado que já ensinei há alguns meses aqui no blog. Ela fica perfeita sendo recheio de uma torta onde o legal é você cobrir com coisas que você gosta – eu usei oreo, amandita, chantilly e chocolate branco.

Massa:
200 g de biscoito oreo ou negresco
80 g (1/2 xícara) de manteiga sem sal

Mousse:
100 g (1/2 xícara) de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de manteiga
180 ml (3/4 de xícara) de creme de leite pasteurizado
170 g de chocolate meio amargo picadinho
4 gemas
4 claras
1 pitada generosa de flor de sal

Triture o biscoito no liquidificador ou processador. Misture a manteiga e esparrame no fundo e laterais de uma forma de 20 cm de diâmetro. Leve para a geladeira. Faça o caramelo: espalhe o açúcar no fundo de uma panela larga. Aqueça-o em fogo médio. Quando começar a caramelizar pelas beiradas, comece a mexer delicadamente para que o açúcar caramelize totalmente. Tome cuidado para não escurecer demais ou o açúcar queimará – ele precisa ficar dourado. Retire do fogo e adicione a manteiga. Mexa bem e adicione o creme de leite. Volte ao fogo médio e mexa até que forme um caramelo sedoso.

Retire do fogo e adicione o chocolate, mexendo bem até que ele esteja derretido e incorporado. Coloque em uma outra vasilha e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiver mais frio, misture as gemas de ovos. Use ovos mais frescos nessa receita, ok? Misture também a flor de sal. Numa outra vasilha bata as claras em neve e depois misture delicadamente ao creme de caramelo e chocolate. Coloque sobre a massa e leve para gelar por pelo menos 4 horas.

Decore com tudo o que quiser – aqui usamos chocolate branco em pedaços, oreos e amanditas cortados pela metade e chantilly. Rende uma torta de cerca de 8 pedaços.

Vídeo por Doma02

tortachocolate_02

dados_tortachocolate

tortachocolate_03

pracozinharouvindo_05

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>