tortinhas de morango zero lactose

tortinhas de morango zero lactose

Das coisas que mais adoro no inverno é a temporada de morangos: eles são mais bonitos, suculentos, vermelhinhos e mais baratos por ser a época deles. Gosto de aproveitar pra fazer tortas, galettes ou simplesmente mergulhar no chocolate e comer. A Molico convidou eu e Lu pra testar uma receita zero lactose e zero glúten da Flávia do Lactose Não e achei o resultado bem gostoso pra quem não quer fugir muito da dieta, pra quem é intolerante ou mesmo pra procura uma sobremesa bem leve. Ainda vai um dos meus ingredientes preferidos: farinha de amêndoas. Vem assistir:

tortinhas_morango02

massa:
45 g (1/2 xícara) de farinha de amêndoas
35 g (1/2 xícara) de quinoa em flocos
½ colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de creme vegetal

recheio:
1 colher (sopa) de amido de milho
5 colheres (sopa) de MOLICO zero lactose em pó
240 ml (1 xícara) de água
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de raspas da casca de uma laranja
2 colheres (sopa) de mel

montagem:
1 xícara de morangos
½ colher (sopa) de cacau em pó

Comece pela massa: pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo. Unte 4 forminhas de fundo removível de 6 a 7 cm de diâmetro com creme vegetal e, usando os dedos, esparrame a massa nelas. Leve ao forno por cerca de 15 minutos. Faça o recheio: coloque numa panela todos os ingredientes. Mexa tudo, dissolvendo antes de ligar o fogo. Ligue em fogo médio e vá mexendo até que engrosse. É importante mexer com constância pois o creme pode agarrar e queimar no fundo a partir do momento que começa a ferver e engrossar. Retire as bases das tortinhas da forma e recheie com o creme. Fatie os morangos e cubra as tortinhas com eles. Peneire um pouquinho de cacau em pó por cima e sirva a seguir. Dica: a massa fica bastante quebradiça, então não sugiro fazer uma torta grande, pois vai quebrar ao servir. Se você não tiver forminhas como as nossas, pode fazer tortinhas menores em forminhas de empadinhas, por exemplo.

tortinhas_morango03

pra_cozinhar_ouvindo

publi__

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Rosa Katz diz:

    Olá Adriano (?), estou encantada com o teu blog, onde acabei chegando porque gostaria muito de formalizar um pouco o que “tento” entender de cozinhar numa padaria sem glúten/lactose, e estava tentando localizar cursos no exterior, onde pudesse ter uma boa experiência, por um custo “possível”.
    Sou uma senhorinha aposentada, agitada e curiosa (veja no facebook a página da padaria e, querendo, a minha pessoal também: seja bem vindo!), bastante antenada com notícias gastronômicas (e cinema também) e gostaria de trocar ideias contigo sobre culinária sem glúten/lactose (sou intolerante) e cursos (patissêrie e boulangerie).
    Podemos também trocar receitas, porque inicialmente o que me atraiu foi a tua torta de limão com manjericão, que me remeteu ao bolinho de limão com alecrim, que faz sucesso na minha padaria e foi mais uma das minhas criações inusitadas.
    Prazer em conhecer!

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! o Adriano só escreve sobre cinema, aqui quem fala é o Gui Poulain. que bom que gostou do blog! e que legal que você tem uma padaria, deve ser super gostoso esse bolinho! prazer o meu!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>