torta holandesa — o chef e a chata

torta holandesa — o chef e a chata

Hoje em O Chef e a Chata temos um doce tipicamente brasileiro! Siiiiiiim, a torta holandesa não é holandesa! Parece estranho dizer isso, e eu explico no video a suposta origem dela. Antes que alguém pergunte, a torta alemã também é brasileira! Além de contar sobre isso, claro, ensino a fazer essa torta tão gostosa, com aquelas dicas que sempre gosto de dar em todos os episódios. O crowdfunding do livro continua! Ainda preciso de muito apoio, mas estamos chegando lá! Acabamos de completar duas semanas no ar e 72% da arrecadação: www.kickante.com.br/cartasamarelas

tortaholandesa_02

tortaholandesa_03massa

1 pacote de biscoito maisena

100 g de manteiga sem sal

1 pacote de biscoito calipso

 

recheio

2 latas de leite condensado

4 gemas

360 ml (1 e 1/2 xícara) de leite

400 ml de creme de leite pasteurizado

2 pacotes de gelatina em pó sem sabor

 

cobertura

300 g de chocolate meio amargo

100 ml (1/3 de xícara) de creme de leite

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Triture o biscoito maisena, misture com a manteiga e coloque por todo o fundo uma forma de fundo falso com essa mistura. Nas laterais coloque os biscoitos calipso, subindo com um pouquinho da massa nas laterais. Coloque na geladeira. Numa panela coloque o leite condensado, as gemas e o leite e leve ao fogo. Mexa bem até que a mistura adquira um pouco de consistência. Desligue. Prepare a gelatina segundo as instruções do pacote e misture ao creme na panela desligada. Deixe esfriar. Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de chantilly, firme. Misture o chantilly com o creme da panela, despeje sobre a massa e coloque na geladeira. Deixe gelar por pelo menos 2 horas antes de colocar a cobertura. Pique bem o chocolate. Aqueça o creme de leite. Assim que levantar fervura desligue e despeje sobre o chocolate. Misture bem, juntando também a manteiga, para que se forme uma ganache. Despeje sobre a torta, desenforme e sirva a seguir.

tortaholandesa_04

vaso e garrafa de leite: Casa Mangabeiras
travessa: acervo

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Fernanda B. diz:

    Delícia!!! Vou fazer neste feriado. Se eu usar a manteiga comum, com sal, dá errado?? Beijos

    • Renata diz:

      Fica salgado :~
      uma vez eu fiz essa massa com manteiga salgada, errado nao deu nao, mas nao ficou muito boa tambem

    • gpoulain gpoulain diz:

      exatamente como a Renata respondeu… vai muita manteiga, então acaba dando um gosto meio salgadinho. eu particularmente não acho ruim, mas prefiro com a manteiga sem sal.

  • Bruna Catoia diz:

    Gui, meu sonho é ter os docinhos e bolos feitos por você no meu futuro casamento (que está bem distante, mas não custa sonhar rsrs).
    Adorei a receita, vou tentar, tomara que dê certo!

  • Sara diz:

    Querido Gui,
    Vc e Luisa sao otemos :))).
    Posso dar uma sugestão? Que tal fazer um dia um menu de entrada, salada ate a sobremesa para um primeiro jantar para os sogros :). Acho que esse é um dilema de muitas pessoas….o que fazer? algo sem erro sabe?
    Na realidade estou nessa situação agora, nada muito doce de sobremesa, nada muito calórico, nada sem isso e aquilo…é duro agradar os sogros, ou namos, ou familia, qdo o pessoal tem gostos muito diferentes um dos outros :)

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei Sara! tudo bem?

      que bom que gosta. então, acho isso difícil de saber precisar. porque cada um tem um gosto, sabe? um jeito… eu sempre fico sondando conhecidos pra tentar imaginar o que fazer. na dúvida eu sempre opto por algo simples: uma salada tipo a de grão de bico de entrada (mas sem o atum, tenho conhecido tantos vegetarianos), o risoto de cogumelos de prato principal e uma mousse de chocolate de sobremesa. acho difícil de errar com esses pratos. tem receitas deles todos aqui no blog (só a mousse não é em O Chef e a Chata). :)

  • Stéfhanie Moura diz:

    Adoro os vídeos de vocês! Já fiz inúmeras vezes a torta de cenoura com cheesecake e AMO! Tentei fazer a torta holandesa também mas achei muito gelatinosa, será que houve algum erro no preparo da gelatina que tenha a potencializado??

    • Stéfhanie Moura diz:

      Cenoura com cream cheese***

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! você fala na consistência? você pode colocar só um pacote de gelatina, e deixar que fique mais cremoso e um pouquinho menos gelatinoso. é que pra aguentar o calor e não sair derretendo o creme 15 minutos após tirar da geladeira eu prefiro colocar um pouco mais de gelatina, mesmo que perca um pouco a consistência de creme. :)

      (o bolo de cenoura com cream cheese é tipo um dos meus bolos preferidos da vida!)

  • Anaya diz:

    Gui,

    O creme de leite é fresco ou em lata?

    Bjinhos,

    Anaya

    • gpoulain gpoulain diz:

      ei! eu só uso o pasteurizado, aquele que a gente encontra nas geladeiras (que as pessoas costumam chamar de fresco). mas pode ser usado o de lata ou caixinha sim, desde que, ao menos para o recheio, ele esteja bem geladinho pra bater em ponto de chantilly. um abraço!

  • Marina diz:

    Oi, Gui!

    Eu sei que esse post já tem um tempinho, mas vim procurar uma receita de torta holandesa e acabei chegando aqui.
    Vcs não falam o tamanho da fôrma. Vc lembra o diâmetro da forma que usaram?
    Quero fazer a torta para o Natal.

    Aguardando a resposta.

    Beijos.

    • gpoulain gpoulain diz:

      Oi Marina! A que a gente usou tem 23 cm de diâmetro, mas funciona bem numa de 20 ou de 25 cm também.
      Um abraço!

      • Marina diz:

        Muito obrigada, Gui!

        Fiquei com medo de fazer em uma forma que fosse muito diferente e a torta ficar muito baixinha!

        Outra coisa que reparei foi que vcs colocaram que ela rende 10 pedaços, mas se cortarmos cada pedaço correspondente a um biscoito da lateral vai render 18 fatias (sim! eu contei o número de biscoitos rsss).

        Ah, vc falou em um vídeo que é de Lavras, achei o máximo, meu namorado mora lá! Sempre bom saber que tem tanta gente legal saída de lá.

        Beijos e bom final de ano,

        Marina

        • gpoulain gpoulain diz:

          Ei Marina!

          Escrevi pedaços mas o que eu queria dizer é que serve cerca de 10 pessoas. Um pedaço pautando pelo biscoito é muito pouco! :)

          Um abraço!

  • Renata Melo diz:

    Boa noite

    Minha forma removível foi pequena pois o creme transbordou. Em sua receita vc usou de qtos cm?

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>