torta de pêra com caramelo

torta de pêra com caramelo

Passei o dia dos namorados com três amigos. fazia frio e combinamos de cada um levar alguma coisa de comer. Fiquei por conta da sobremesa. Pensei em alguma coisa bem quentinha pra levar. Uma sobremesa que tivesse cara de receita de vó, com uma caldinha morna pra colocar por cima do doce. Decidi simplificar, usar uma massa folhada pronta que eu tinha no congelador. Cozinhar as pêras descascadas e pronto: uma receita simples de fazer mas que ficasse bonita, gostosa e cheia de carinho.

torta_pera02

torta:
4 pêras grandes (usei pêra portuguesa)
200 g de massa folhada pronta
4 colheres (sopa) de açúcar cristal
120 ml (1/2 xícara) de água
2 colheres (sopa) de manteiga

calda de caramelo salgado:
100 g de açúcar cristal
100 ml de creme de leite pasteurizado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de flor de sal

Descasque as pêras e corte-as em 4 no sentido longitudinal. Coloque numa panela com a manteiga e o açúcar. Leve a fogo alto, mexendo um pouco até que comece a caramelizar. Junte a água e deixe cozinhar até que fique macia. Se precisar, coloque um pouco mais de água. Deixe o caldo secar. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Abra a massa folhada numa superfície enfarinhada. Coloque-a numa forma de fundo falso (usei uma de 20 cm de diâmetro), cobrindo fundo e laterais. Corte as rebarbas da massa. Coloque as pêras sobre a massa, com as pontas para o centro, formando um desenho bonito como o da foto. Leve para assar por cerca de 30 a 40 minutos. Enquanto assa, prepare a calda: Numa panelinha coloque o açúcar e leve para cozinhar em fogo médio. Assim que ele começar a dourar e caramelizar, comece a misturar com cuidado até que ele esteja todo derretido. Coloque em fogo baixo e junte a manteiga. Mexa bem e coloque o creme de leite, mexendo sempre. Cozinhe um pouco até que esteja uma calda homogênea. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture a flor de sal e está pronto pra servir com a torta assada. Sirva tudo quentinho.

[a ilustração desse post se encontra à venda na lojinha do blog, clique aqui]

torta_pera03

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>