torta de morango

Meu avô materno (o querido vô Julio) tinha uma grande superstição com o mês de agosto. Na minha família nada pode acontecer nesse mês, ninguém pode fazer mudanças quaisquer na vida pois com o azar do mês nada ia dar certo. Eis que então nasce o único membro da família nesse mês, adivinhem quem? Olha que a família é grande: além dos meus avós são 5 filhos, 5 noras e genros, 13 netos e 10 bisnetos. Mas só eu caí nesse mês. E desde então minha mãe diz que pra ela, esse mês se transformou no mês mais feliz do ano. Apesar da insistência dos primos com o mês de azar, sempre tive algo pra jogar na cara: nasci na época de morangos, e por isso sempre tive tortas de morango no meu aniversário, sejam bolos, com chocolate ou não. Sei que hoje é fácil achar morangos em qualquer época, mas pra uma cidade do interior há uns 15-20 anos atrás só nessa época! Pra comemorar o mês (meu aniversário ainda demora alguns dias) resolvi começar com essa receita que fiz no meu aniversário de 24 anos. E aproveito para também comemorar o aniversário de um amigo querido, o Samir, que faz anos hoje.

:: 250g de farinha de trigo

:: 125g de manteiga sem sal gelada

:: 2 ovos

:: 4 colheres (sopa) água

:: 1 lata de leite condensado

:: 1/2 medida da lata de leite integral

:: 2 caixinhas de morangos

:: 8 colheres (sopa) de açúcar

Misture a manteiga gelada com a farinha, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione uma gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve a geladeira por meia hora. Abra a massa e coloque em uma forma grande ou em forminhas pequenas. Dá uma torta grande ou 10 pequenas.

Faça furos com um garfo sobre a massa já nas formas e leve para assar em forno médio por cerca de 20 minutos, até que fiquem douradas.

Coloque o leite condensado, o leite e outra gema (passe-a numa peneira) em uma panela e leve ao fogo médio. Vá mexendo bem e cozinhando até que desgrude de fundo. Leve à geladeira antes de rechear as tortinhas por cerca de meia hora.

Coloque em uma panelinha os morangos já lavados, sem o talo e picados somente ao meio com 5 colheres (sopa) de açúcar e deixe cozinhar um pouco até formar uma espécie de geléia com pedaços grandes e firmes de morango. Se quiser coloque mais açúcar, mas como o recheio já é doce prefiro utilizar pouco açúcar na geléia.

Bata as duas claras em neve com uma batedeira até que elas fiquem bem firmes. Junte 3 colheres (sopa) cheias de açúcar e bata até formar um merengue.

Depois de assada a massa, coloque o creme amarelado por cima e cubra com um pouco da geléia de morango. Com uma colher ou com saco de confeitar coloque o merengue por cima, e se quiser queime um pouquinho indo ao forno ou mesmo com um maçarico. Leve à geladeira e dexie gelar por ao menos 2 horas.

Tempo de Preparo :: cerca de 1h30 mais o tempo de geladeira.

Rendimento :: 10 tortas pequenas ou 1 grande

Dificuldade :: média

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • uma leveza na escrita que dá gosto.
    tenho adorado. agora é só me arriscar na cozinha.
    beijos!

  • Ai que delíciaaaaaaaa. Quero comer :(

  • Olha só que coincidência… também sou de agosto e a tradição para o meu aniversário é bolo de morango da minha avó! É simplesmente o melhor bolo do mundo, que não “tem receita”… minha avó sempre muda os ingredientes porque nunca lembra como foi o bolo do ano passado, mas sempre sai uma delícia! Todo aniversário meu bolo tem que ser de morango e ponto final 😛

  • Nhammm, tava bom =) Isso quer dizer que no fds tem mais?

  • diz:

    Receita com carinha de felicidade plena. Vou colocar na lista para testar! E esse lance de morangos só nessa época, sei bem como é.. lá em casa tbm cresci ouvindo a mãe dizer que morango era só em agosto!

  • nath diz:

    aii me ajuda.. haha eu tentei fazer, coloquei a massa nas forminhas e tal, quando tava no forno, murchoou… e qdo tirei estavam chatas, sem o formato da forminha , o que eu devo ter errado? :/ 😛

    • gpoulain diz:

      Bom, essa massa não cresce, ela só endurece. As vezes dá umas bolhas de ar por baixo que faz com que elas “estufem” um pouco, mas é natural. Ela ficam achatadas sim, mas no formato da forminha. Não entendi mesmo. Faço essa massa sempre e nunca tive problema ao assar. Não vai dar pra rechear?

      • nath diz:

        eu vou tentar de novo… estou achando que a manteiga que usei era muito oleosa… eu moro em um pais arabe e as marcas sao diferentes, a minha massa ficou molhada e nao sequinha… Depois te falo! =p

        • gpoulain diz:

          Então tá! A massa é mais gordurosa mesmo, mas ela mesmo antes de assar tem que ficar mais sequinha mesmo. Tem horas que a gente tem que fazer adaptações… Qualquer dúvida me pergunte, espero que eu saiba ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>