torta de morango e mascarpone

Preciso dizer que amo essa época! Além do friozinho e de poder fazer caldos, é tempo de ver morangos pra todo lado a preços ótimos. E foi assim que sexta-feira passada, indo pra casa da minha mãe que vi na estrada vendendo morango lindos, vermelhinhos, apetitosos e com tamanho ideal pra fazer uma torta. Passei no supermercado e comprei creme de leite fresco e chantilly. Com um pedaço de massa que costumo guardar congelada, fiz essa torta, simples e linda.

torta_morango_mascarpone_01

massa

/ 150g de farinha de trigo

/ 75g de manteiga sem sal gelada

/ 1 gema de ovo

/ 4 colheres (sopa) de água

/ 2 colheres (sopa) de açúcar

recheio

/ 500 g de morango

/ 300 g de queijo tipo mascarpone (pode usar cream cheese se preferir)

/ 100 g  de creme de leite fresco

/ 1 colher (chá) de extrato de baunilha

/ 80 g de açúcar

Prepare a massa: misture bem a manteiga gelada em pedaços com a farinha de trigo até fazer uma farofa úmida. Junte o ovo, a água e o açúcar e misture bem até formar uma massa homogênea. Cubra com um saco plástico e leve à geladeira por pelo menos uns 15 minutos para que fique mais firme. Abra a massa com ajuda de um rolo e salpique farinha de trigo para não grudar. Utilizando como auxílio a forma que vai assar a torta (usei uma redonda de 25 cm de diâmetro), abra a massa até que fique umas sobras, encaixando bem a massa e formando a pequena altura das laterais. Enforme, fure o fundo com um garfo. Coloque um papel alumínio e cubra com feijões, pra fazer peso. Leve a massa pra assar em forno a 200ºC por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio com os feijões e deixe mais uns 10 minutos pra corar. Retire do forno e reserve.

torta_morango_mascarpone_02

Prepare o recheio: Bata o creme de leite gelado até formar um chantilly. Como é pouquinho creme de leite, eu não utilizo a batedeira, costumo bater à mão com ajuda de um fouet (batedor) até que tome consistência. Tem que ficar firme. É bom usar uma vasilha grande se for fazer a mão senão você vai espirrar creme de leite pela cozinha toda! Acrescente o mascarpone, o açúcar e a baunilha e misture bem. Reserve a mistura na geladeira até a hora que for montar a torta. Lave os morangos, retire os cabinhos verdes e parta-os ao meio no sentido do comprimento.

Montagem: Com a massa já em temperatura ambiente, espalhe o creme por cima. Disponha os morangos como quiser. Eu costumo fazer círculos, colocando-os com o interior pra cima, como na foto. Já está pronto pra ser servido, mas se for servir em outra hora, mantenha sempre na geladeira.

torta_morango_mascarpone_03

rendimento 1 torta pra 8 a 10 pessoas

tempo de preparo cerca de 1 hora

dificuldade média

imagem_ouvindo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9dd4LIR-IQs]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • […] práticas. A primeira sugestão é uma receita recém postada aqui que combina muito com a época: torta de morangos e mascarpone. Se quiser simplificar, faça o creme de chantilly com mascarpone e sirva em taças com os […]

  • […] porque sempre acho morangos lindos, deliciosos e baratinhos. Por isso a primeira sugestão é a torta de morango e mascarpone. Se você não achar mascarpone no seu supermercado, substitua por cream cheese ou mesmo requeijão […]

  • Luciana diz:

    Querido Guilherme,

    Descobri seu blog ha pouco tempo, e estou apaixonada. Suas receitas sao fantasticas, e sua timidez faz parte do charme desse cantinho. Estava louca a espera de uma oportunidade (e tempo!) para fazer uma das suas gostosuras, e o dia foi ontem!

    Nosso tradicional Thanksgiving aqui nos EUA, e eu resolvi fazer essa torta de morango. SUCESSO!!! Todo mundo adorou, e eu tinha q passar aqui p agradecer! Como eles dizem por aqui, give credit where credit is due!

    Fiz a minha com morangos e raspberries (amoras??) pq os morangos no mercado n estavam dos melhores.

    Obrigada pela inspiracao, pelo carinho com que tudo e feito por aqui. Muito sucesso p vc!

    Bjos
    Lu

    • gpoulain diz:

      Lu,

      Fico super feliz em ler isso! Que você gosta do blog e melhor ainda, que fez uma das minhas receitas!
      Que bom que veio me contar! Raspberries aqui são framboesas (amoras são blackberries), pena que aqui é mais difícil de encontrá-las! Deve ter ficado muito gostoso mesmo!

      Um grande abraço, com afeto,

      Gui

  • […] misturadas à ganache, se quiser. Se quiser coisas em porçõezinhas, tem o alfajor de colher. Essa torta de morango e mascarpone dá um ar lindo e sofisticado pra mesa, além de também ser uma delícia. Dá pra aproveitar ainda […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>