torta de legumes e requeijão cremoso

torta de legumes e requeijão cremoso

Sexta-feira recebi alguns familiares em casa e decidi fazer uma receita vegetariana. Uma torta com dois ingredientes que amo: beringela e abobrinha italiana, complementada pelo cremoso e gostoso requeijão. Fui explicando a receita no snapchat (guipoulain) durante a preparação e fiquei super feliz de ver que durante o fim de semana algumas pessoas foram me marcando no instagram por terem feito a receita antes mesmo que eu a publicasse aqui. É uma receita bem legal pra quem for receber gente em casa porque o resultado fica muito bonito!

 

tortalegumes02

massa:
150 g (1 e 1/2 xícara) de farinha de trigo
75 g (1/2 xícara) de manteiga gelada
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 gema de ovo
2 colheres (sopa) de água

recheio:
1 abobrinha italiana
1 beringela
200 g de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de molho de tomate
sal
pimenta do reino
tomilho
orégano
azeite de oliva

Misture a manteiga gelada com a farinha, sal e açúcar, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Não é bom sovar muito, só deixar tudo homogêneo mesmo. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos.

Depois do descanso, pegue a massa na geladeira e abra com um rolo. Polvilhe um pouco de farinha pra que não grude. Abra do tamanho da sua forma. Eu utilizo uma redonda de 20 cm de diâmetro. Enforme a massa e faça alguns furinhos com um garfo. Coloque o requeijão cremoso no fundo, daqueles mais espessos que você compra dentro de um tubo plástico. Em cima do requeijão esparrame o molho de tomate. Com um descascador, faça fatias compridas com a abobrinha e a beringela, a partir da casca. Eu não gosto de usar a parte  bem central, com muitas sementes, porque solta muita água. Por isso faço as fatias até chegar ao meio e depois vou virando o legume para aproveitar todos os lados da beringela e da abobrinha. Pegue uma fatia de abobrinha e enrole pra formar um tubinho. Coloque no centro da torta, sobre o requeijão. Ao redor vá enrolando fatias de beringela e abobrinha, alternando até formar toda a “flor” da torta. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Tempere a torta com sal, pimenta, orégano e tomilho. Regue com um fio de azeite e leve ao forno por cerca de 35 minutos ou até que a massa esteja dourada e os legumes murchem. Ao retirar do forno, regue com mais um pouquinho de azeite. Desenforme e sirva a seguir.

tortalegumes03

prato: Galeries Lafayette Maison

guardanapo: Adeline Klam

espátula: acervo

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>