tiras de alcatra com shimeji e purê de milho verde

Algo que adoro fazer em dias de alguma inspiração é abrir a geladeira, olhar tudo o que tenho ali, e então criar alguma coisa sem precisar comprar ingrediente algum. Dia desses foi assim: tinham dois bifes de alcatra e meia bandeja de shimeji que sobrou de quando fiz o contra filé silvestre. Juntei isso ao fato de adorar milho verde e o sabor e cor que eles dão a um simples purê de batata e… Pronto! Em pouco tempo fiz um jantar pra duas pessoas super saboroso e que ficou com cara de que tinha sido muito pensado e demorado de fazer.

:: 400g de alcatra

:: 2 batatas médias (cerca de 400g também)

:: 100ml de leite

:: 100ml de caldo de carne (se for usar em cubo dissolva 1/3 dele pra não ficar forte)

:: 1 colher (sopa) de manteiga

:: 100g de shimeji

:: 1 lata de milho verde escorrida

:: sal

:: pimenta do reino

Cozinhe as batatas, escorra e esprema-as. No liquidificador (ou processador ou mixer) bata a lata de milho verde escorrida junto ao leite e a manteiga. Peneire o que bateu e misture com o purê. É importante peneirar para que a textura fique bem lisinha, e, por mais que seja um pouco chato fazer isso, faz toda a diferença!

Corte a alcatra em tiras grandes e refogue-as em um pouco de óleo. Tempere com sal e pimenta do reino. Quando a carne estiver pronta, retire e jogue ali o caldo de carne e o shimeji, rapidamente, só para pegar o gosto. Se quiser montar nos pratos como eu fiz, coloque o purê no centro (eu enformei em um aro de metal), coloque as tiras de carne em cima e por último regue com o molho de shimeji.

Rendimento :: 2 porções

Tempo de preparo :: 40 minutos

Dificuldade :: fácil

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=BsijIlFtAFw]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>