spaghetti tetrazzini

A receita de hoje é clássica italiana, um pouco menos conhecida aqui no Brasil. Junta coisas que gosto: cogumelos secos, cogumelos frescos, frango e bastante queijo. É uma receita bem simples que vai com o quanto gosto de comer massa, mas sempre variando as massas e molhos. É bem bacana de deixar preparado na geladeira e pra assar quando for receber alguém em casa. Massas assim de forno são sempre boas nesse sentido.

spaghetti_tetrazzini

500 g de sobrecoxa de frango (pode usar peito, mas acho sobrecoxa mais saborosa e mais barata)

200 g de champignons de paris

20 g de porcini seco (ou outro funghi secchi de sua preferência)

150 ml de água

2 dentes de alho

200 ml de vinho branco seco

500 g de espaguete

500 ml de creme de leite fresco

200 g de queijo parmesão ralado

azeite de oliva

folhas de manjericão

sal e pimenta do reino

Ferva os 150 ml de água e jogue os porcinis secos nela para que hidratem. Reserve. Pique o frango em cubinhos. Se usar mesmo a sobrecoxa, retire e descarte os ossos. Tempere-o com sal e pimenta do reino. Limpe e fatie os cogumelos frescos. Pique também o alho. Retire os porcinis da água (não a descarte!) e pique-os também.

Aqueça uma panela com um pouquinho de azeite. Junte o frango, e mexa um pouco para que refogue e doure. Junte o alho e os cogumelos todos, secos e frescos. Adicione o vinho branco e a água dos cogumelos hidratados, abaixe um pouco o fogo e deixe que tudo cozinhe por uns 10 minutos.

Enquanto isso cozinhe o macarrão seguindo as instruções, mas só a metade do tempo. Quem tem costume de fazer minhas massas que vão ao forno já sabem o porque: Quando eu cozinho só metade do tempo nesse tipo de preparação as massas terminam de cozinhar no forno, e assim não ficam super cozidas, e sim no ponto. Quando o frango e cogumelos estiverem cozidos, adicione o creme de leite, misture e desligue. Tempere com sal e pimenta do reino, junte folhinhas de manjericão e metade do parmesão ralado. Misture ao espaguete e coloque em uma fôrma para assar. Cubra com a outra metade do queijo ralado e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos pra dourar. Se quiser fazer para servir num jantar no dia seguinte, cubra com filme plástico e deixe na geladeira sem a parte do forno, deixando pra assar pouco antes de servir.

spaghetti_tetrazzini_02

rendimento 4 a 5 porções

tempo de preparo 50 minutos

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8WEtxJ4-sh4]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>