sopa de tomates assados

Depois de mais de dois meses aqui finalmente fiz uma receita nova, diretamente pro blog. Casa nova, louças novas, vontades novas… Que venham muitas receitas mais. Essa daqui é de uma sopa de tomate, que tem uma grande diferença: eles são assados antes de se transformarem em sopa. O sabor fica diferente. E as torradas com camembert acompanham deliciosamente esse gostinho de dia frio.

:: 4 tomates grandes

:: 1 cebola

:: 3 dentes de alho

:: azeite

:: sal

:: 1 pimenta dedo de moça

:: 2 xícaras de caldo de vegetais

:: 100ml  de creme de leite

Coloque em uma assadeira os tomates e cebola grosseiramente picados, junto dos dentes de alho somente descascados. Salpique um pouco de sal (não muito), azeite a gosto e um pouco de pimenta fresca picada (opcional, mas acho que faz toda a diferença). Leve para assar em forno alto por cerca de 30-40 minutos. Tudo vai murchar bem e as pontinhas da cebola e tomate devem até ficar levemente escuras.

Despeje todo o conteúdo em uma panela e acrescente o caldo de vegetais. Deixe cozinhar por uns 5 minutos e prove o tempero. Se precisar coloque mais sal. Desligue, bata no liquidificador, misture o creme de leite e sirva quente.

Para as torradas

:: 3 fatias de pão de forma sem casca

:: 9 fatias finas de queijo camembert

:: orégano

Corte cada fatia em três peças compridas. Coloque uma fatia de queijo sobre cada uma, jogue orégano e leve ao forno por uns 5-8 minutos, até que dourem. Sirva com a sopa.

Rendimento :: 2 porções

Tempo de preparo :: 1 hora

Dificuldade :: fácil

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vRgrMby-XUE]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Marta Zanetti diz:

    Eu não canso de entrar aqui e me maravilhar sempre, apesar não comentar tanto! Você não sabe como me ajuda a ver as coisas de maneira mais leve e, realmente, tentar ver as coisas boas no mundo, aproveitar o presente e, claro, testar todas essas receitas maravilhosas que deixam a nossa vida e as pessoas a nossa volta mais felizes.
    Obrigada por ter criado esse blog! :)
    Um grande beijos,

  • Receita perfeita pra esse outono hein?? Assim que esfriar um pouquinho, vou tentar fazer! Achei legal que a sopa ficou “laranjinha”, não curto aquelas sopas de tomate muito vermelhas ahahaha

    Obrigada por mais uma receita maravilhosa Guii! beijão

    • gpoulain diz:

      Pois é, o creme de leite, cebola, alho deixam a cor mais apagadinha. Não sou tanto de sopa de tomate pois me lembra molho de tomate, mas essa achei que ficou bem diferente. e as torradinhas fizeram toda a diferença também.

  • diz:

    Doida pro frio chegar pra testar essa receita!!! e as torradinhas estão com uma cara divina.. um camembert francês, fresquinho faz diferença né? Bjo!

  • Bia Braz diz:

    Gui! Que delícia! Quero fazer… Me conte, esse caldo de vegetais faz como hein? Sou completamente nooby em TUDO relacionando a cozinha, tirando comer… hahaha :)

    beijos e saudades!

    • gpoulain diz:

      ei Bia! você compra pronto, em cubinhos, no supermercado. pode dissolver um só na duas xícaras de água (que tem que estar fervente pra ele dissolver). beijo com saudades também!

  • […] especial. Lembro-me também da primeira receita que fiz no meu segundo apartamento em Paris, uma sopa de tomates assados. Uma delícia! Não se esqueça das torradas excepcionais que acompanham essa receita, heim? Pra […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>