sopa de cebola

Quando fiz o post da sopa de batata, um amigo logo falou: e a de cebola, clássica francesa? E não é que logo que postei outras pessoas me perguntaram a mesma coisa?

Acabei reunindo os amigos aqui em casa para fazer, em pleno verão, essa receita da forma mais tradicional possível. E ficou uma delícia. Não tem erro e é fácil de fazer. Aproveitem bem o inverno aí no Brasil e façam por mim!

:: 4 cebolas grandes

:: 50g de manteiga

:: 1 colher (sopa) de óleo

:: 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo

:: 250ml de vinho branco

:: 1,5 L de água

:: 4 fatias grandes de pão (de preferência baguette tradition!)

:: 100g de queijo comté ralado (pode usar o gruyère também)

:: sal e pimenta do reino a gosto

Descasque as cebolas, corte-as no meio e pique-as em fatias. Numa panela coloque a manteiga e o óleo e junte a cebola para dourar. A manteiga quando misturada a um pouco de óleo queima com menos facilidade, por isso é importante fazer essa mistura. Deixe dourar, mexendo sempre pra não agarrar. Se estiver ficando meio seco e começando a queimar, jogue um pouquinho de água. O importante é a cebola ficar um dourado mais escuro, sem queimar, mais ou menos como na imagem abaixo:

Junte a farinha de trigo, misture bem e coloque o vinho. Deixe evaporar o cheiro forte de álcool e adicione a água. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino. Enquanto isso, dê uma leve torrada nas fatias de pão e disponha no fundo de 4 recipientes que possam ir ao forno (ou se preferir coloque em uma assadeira maior, mas o ideal é assar as porções individuais). Despeje a sopa por cima do pão, ele irá encharcar um pouco e flutuar. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno até que gratine.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo :: cerca de 1 hora

Dificuldade :: fácil

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=iLilpPtY2JU]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Maria de Menicucci diz:

    Eu sou uma das pessoas que pediu a receita da sopa de cebola!! Obrigada Gui!!

    Achei interessante essa receita, porque a receita que eu tenho levava creme de leite, então eu queria ver uma sem este creme! E vi que essa usa óleo, que tipo de óleo indica?

    Quando você adiciona a farinha junto com a cebola, é aos poucos? Ou tudo de uma vez? Pois ela tende a empelotar. A minha receita mandava dourar um pouco a farinha na frigideira antes de colocar na sopa.

    No lugar dessa água, eu usava o caldo/fundo de legume caseiro.

    Obrigada pelo seu carinho conosco, vou pegar essa receita da sopa de batata e de cebola e fazer para o meu irmão que há dias está pedindo para mim!! E depois te conto se ficou gostoso!

    • gpoulain diz:

      pode ser qualquer tipo de óleo, é só pra manteiga não queimar. eu coloco a farinha de uma vez, mexendo rápido na cebola. como não tem nenhum caldo nessa hora ainda não empelota. pode usar caldo, fica gostoso também! me conta sim! beijinhos.

  • Luísa diz:

    Gui, fiz essa receita hoje para matar as saudades de Paris. (: Ficou maravilhosa, além de ser super fácil, repetirei muitas vezes!

  • […] as clássicas, duas francesas: A deliciosa sopa de cebola gratinada com bastante comté e a vichyssoise, uma sopa fria típica do verão francês, mas que eu […]

  • Que delícia! Eu poderia transformar esta sopa em uma sopa creme também? fazendo quais alterações?

    • gpoulain diz:

      Ei Sofia!

      Pode sim. Sugiro que você coloque 1 litro de água ao invés de 1,5. E adicione uns 300ml de creme de leite e bata no liquidificador. Só acho que não vai combinar tanto com o pão gratinado.

      Um abraço!

  • Thay diz:

    Gui, eu adoreeei essa receita. Fiz uma vez, foi sucesso e estou fazendo de novo.
    A propósito, não é a peimeira receita do blog que testo e estou adorando. Vc tem uma fã agora :)
    Obrigada por todas essas delícias.

  • Roberta diz:

    Faço essa sopa com caldo de legumes caseiro qdo tenho congelado.
    Fica uma delícia também esfregar metades de alho nas torradas, vi num vídeo de um cozinheiro francês e amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>