sob o sol da Toscana

 

Pensei em colocar como título “sob o sol escaldante da Toscana” já que passamos muito calor por lá e bronzeamos sem querer, como se fosse na praia. E o título também se refere a um filme que adoro! Mas o assunto aqui são as cidadezinhas que visitei durante minha estadia em Florença: Pisa, Siena e San Gimignano. Para ir a todas basta pegar trem ou ônibus a partir de Florença. Fomos de trem e com cerca de metade de um dia dá pra visitar cada uma delas. Visitamos num mesmo dia Siena e San Gimignano, já que esta última fica no meio do caminho entre Florença e Siena. Não acho Pisa um lugar recomendado de ir. A cidade não é tão bonita e você tem que atravessá-la para ir da estação de trem até a torre. E chegando lá estávamos tão cansados que nem quisemos subir. Não acho que seja imperdível, a menos que você queira conhecer a torre.

O que achei imperdível:

Passear por toda a cidade, seja Siena ou San Gimignano. Siena rivalizou com Florença no campo das artes durante o período medieval, mas nunca recuperou seu esplendor depois de ser devastada pela Peste Negra em 1348. O que achei que valeu a pena na cidade foi passear pelas ruas. A cidade é linda, é bacana ir até a Catedral e a Piazza del Campo. O artesanato local, de pintura em louças, é lindo e bem diferente de tudo o que é feito nas outras cidades que fui.

San Gimignano é uma cidade tipicamente medieval, conservando muito do estilo da época. Ela fica no alto de uma serra, então a vista da cidade é linda, você vê os campos da Toscana (embora, confesso, gostaria de ter visto um campo de girassóis). A cidade é famosa por suas várias torres.

Sobre a comida:

Em Siena existe algo bem típico: o Panforte. É um doce que tem como base amêndoas, avelãs, cacau em pó e frutas cristalizadas. Outra coisa que observei: a quantidade de azeites de excelente qualidade. Nessa região você verá muitas oliveiras no caminho (e eu nunca tinha visto uma de perto, achei a árvore linda), e em Siena eles produzem uma infinidade de azeites saborizados: trufado, com pimenta. É uma perdição. Em San Gimignano provamos o sorvete considerado o melhor do mundo. Já falei em outro post e retorno aqui: qualquer sorvete que provei em qualquer lugar da Itália foram os melhores que já consumi, sem dúvida. Não diria que o de San Gimignano é melhor do mundo (até porque gostei mais do que eu comi em Veneza), mas se você estiver na Itália a melhor dica é: SE JOGA NO SORVETE!

Fotos :: Marcus Martins e Lorena Borges

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>