samosas de pêra e roquefort

Se tem um ingrediente que aparece pouco aqui mas que eu adoro é a pêra. Ela tem um sabor e textura incrível que casa bem com vários tipos de tortas doces e em preparações salgadas também. De uma delicadeza ímpar e leve sabor adocicado, combina muito bem com ingredientes fortes como o roquefort. O contraste desses dois é justamente o ponto alto dessa receita que tem jeito de sofisticada e preparação nada complicada. Sirva como aperitivo ou mesmo como entrada antes de um jantar. Elas serão um toque inesquecível.

/ 300g de roquefort (ou outro queijo azul, como o gorgonzola)

/ 2 pêras

/ 1 colher (sopa) de mel

/ 1 colher (sopa) de manteiga

/ 180g de massa filo (você encontra no supermercado na parte de congelados, junto a massa folhada)

Descasque as pêras e corte-as em cubos pequenos. Coloque em uma frigideira com a manteiga e refogue, até que a pêra cozinhe um pouco e fique macia. Adicione o mel e misture, para dar uma leve caramelizada na preparação. Desligue e deixe esfriar um pouco.

Com ajuda de um garfo amasse o roquefort, deixando-o em pedaços pequeninos. Misture-o delicadamente com a preparação das pêras. Com uma faca corte a massa filo em triângulos de cerca de uns 15 centímetros de lado. Coloque um pouco de recheio em cada triângulo e dobre, para formar um salgadinho em formato triangular. Asse em forno quente por 10 minutos ou, se preferir, frite de 1 a 2 minutos em óleo quente. Eu prefiro a opção do forno. Sirva de preferência quente, mas mesmo em temperatura ambiente são deliciosas.

rendimento  30 samosas

tempo de preparo  1 hora

dificuldade  baixa

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1jBWfQ6C1qY]

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • diz:

    Fiz!!!! Deliciosas!!!!! Mal posso esperar pra repetir!! Adorei!!! Bjs

  • Mundobrel diz:

    Pêra é uma das minhas frutas favoritas. Parei para pensar e acho que nunca comi nenhuma receita com ela. Só ela pura mesma.
    Se eu não fosse tão fiel a minha dieta até faria essa receita. hahaha! A cara está ótima.
    Abração.

    • gpoulain gpoulain diz:

      ah, eu gosto bastante de fazer algumas coisas “salgadas” tipo essa receita usando pêra. eu também gosto muito. um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>