salada grega

salada grega

Ainda lembro da primeira vez que andei de avião, aos 20 anos, feliz com aquela oportunidade. Sempre que posso, vou pra perto do mar. Ano passado pude conhecer um pouco da Grécia. Lembro de me sentar na beirada da sacada pra ver o mar se encontrando com as pedras. O vento vindo de lá de longe. Algumas pessoas passeando. A vida foi passando, calma, com um vento um pouco frio carregado lá de longe. Tem gente sempre ancorado em algum lugar. Tem também aqueles que pairam leves pelo mundo. Pra quem mora no meio de um continente como eu a oportunidade de ver o mar é sempre mágica. Me faz brilhar os olhos toda vez, como se aquela fosse a primeira. Nessa viagem também aprendi a fazer uma salada grega, pra refrescar qualquer dia de verão.

saladagrega_02

1 pepino
3 tomates
1 cebola roxa
15 azeitonas pretas
100 g de queijo feta
azeite
sal
pimenta-do-reino
orégano
folhinhas de hortelã

Lave os tomates, seque-os e corte-os em 8 gomos. Coloque numa peneira, tempere com um pouco de sal e deixe sobre uma tigela por pelo menos 30 minutos – isso faz com que o sal desidrate um pouco o tomate, fazendo com que eles fiquem mais bonitos e gostosos pra essa salada. Essa é uma das dicas que aprendi por lá.

Descasque e corte a cebola em cubos. Coloque numa tigela, cubra com água gelada e deixe de molho para diminuir o ardor da cebola, já que ela vai ser utilizada crua. Lave e seque o pepino. Com a ponta de um garfo, raspe a casca no sentido do comprimento. As ranhuras retém o molho e o pepino fica bem temperado. Corte o pepino ao meio e pique cada uma das metades em meias-luas.

Corte o queijo feta em cubos. Na foto, onde comi, eles deixavam um bloco inteiro de queijo sobre a salada. Retire o caroço das azeitonas e pique-as. Transfira o tomate drenado para uma tigela. Escorra a água das cebolas e junte aos tomates. Misture o pepino fatiado, as azeitonas e por último os cubos de queijo. Tempere com bastante azeite, pimenta-do-reino, orégano, folhinhas de hortelã picadinhas e um pouquinho de sal (lembrando que o tomate foi temperado e que o queijo e azeitonas já possuem sal). Sirva a seguir, ou guarde na geladeira por 30 minutos pra servir a salada gelada.

PS.: na salada dessas fotos que fiz em Santorini, as azeitonas são verdes e também colocaram pimentão, são sugestões, embora eu prefira da forma como descrevi na receita.

dados_saladagrega

saladagrega_03

pracozinharouvindo_06

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>