salada de lentilhas com gorgonzola e cebola frita

Dia desses, dando uma lida no último livro da Rita Lobo, o Panelinha, achei uma salada bem diferente que envolvia queijo e lentilha, com um toque bem bacana da cebola frita. Resolvi testá-la com algumas modificações. O que achei mais bacana é que é uma salada que você pode servir quente, fria, morna, ela é deliciosa em qualquer temperatura.

:: 1/2 xícara (chá) de óleo de canola

:: 1/4 xícara (chá) de vinagre de vinho branco

:: 2 colheres (chá) de açúcar

:: 2 colheres (chá) de sal

:: folhas de hortelã picadas a gosto

:: 1 xícara (chá) de lentilha

:: 1/2 xícara (chá) de amêndoas

:: 1 cebola grande

:: 100g de queijo gorgonzola

:: óleo para fritar a cebola (cerca de 1 xícara)

:: 1 pimentão amarelo

Coloque as lentilhas em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar. Demora cerca de 20 minutos. Enquanto isso, em outra panela coloque as amêndoas em água fervente por 3 minutos. Isso faz com que a casa delas solte e fique fácil de arrancar com a mão. Se preferir compre amêndoas sem a pele.

Em um tigele misture todos os ingredientes do molho: óleo de canola, vinagre, sal, açúcar e hortelã. Quando a lentilha estiver cozida, escorra a água e misture no molho. Misture também os outros ingredientes: corte as amêndoas em lascas, o pimentão em cubinhos e o queijo em cubinhos também. Misture com a lentilha e reserve.

Corte a cebola em aros finos, solte-os e frite aos poucos em óleo bem quente. Deixe ficar quase torradinho. Cuidado para não queimar! Escorra em papel absorvente. Misture metade das cebolas fritas e deixe o resto para cobrir a salada. Sirva na temperatura que lhe convier. Eu servi com lombo assado e fatias de pão italiano e foi um sucesso!

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo :: 40 minutos

Dificuldade :: fácil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>