salada de lentilha, queijo e pesto

salada de lentilha, queijo e pesto

Nesses dias cinzas e frios aqui em São Paulo tenho alternado fazer saladas frias com saladas mornas. Essa é uma salada que cai bem das duas formas, fria ou morna. Junta alguns ingredientes que gosto muito, como queijo de cabra (que pode ser substituído aqui por gorgonzola, se você não o encontrar) e um pesto delicioso de rúcula e castanha do pará. É uma salada muito saborosa e fica ótima pra fazer pra servir de entrada num almoço ou jantar com amigos.

ilus01

1 xícara de lentilhas
2 tomates picados, sem sementes
1 cebola roxa picadinha
100 g de queijo de cabra em cubinhos (fica gostoso com gorgonzola também)
1/2 maço de rúcula
8 castanhas do pará
1 dente de alho
azeite
sal

Coloque as lentilhas numa panela e cubra com água (uns 3 dedos de água acima das lentilhas). Leve para cozinhar, cerca de 20 minutos. Lave e seque as folhas de rúcula e coloque num processador junto ao alho, as castanhas, um pouco de sal e bastante azeite (cerca de 1/2 xícara). Processe para formar um pesto. Quando as lentilhas estiverem cozidas (prove uma pra ver se está al dente!), escorra-as. Misture com os tomates, a cebola roxa e o queijo de cabra. Coloque umas 4 colheres (sopa) de pesto e misture bem. Experimente, e se quiser, coloque mais pesto ou só tempere com mais sal e azeite. O pesto que sobrar pode ser guardado num potinho na geladeira por uns 10 dias. A salada pode ser servida a seguir, ainda morna, ou pode-se colocar na geladeira para esfriar antes de servir.

dados_saladalentilha

salada_lentilhas02

pracozinharouvindo_01

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>