salada de cogumelos sobre fritadinha de batata

Hoje, na primeira receita publicada enquanto estou na Itália, resolvi passar uma receita criada por um chef italiano: Davide Palluda, chef do restaurante All’Enoteca, em Canale, na Itália. É uma receita que tem todo o charme piemontês, com um molho típico da região de Piemonte. É uma entrada bem requintada e de nível médio de execução. E usa um dos meus ingredientes preferidos: cogumelos frescos.

:: 200g de champignons de Paris

:: 60g de queijo parmesão ralado

:: 50g de avelãs tostadas e picadinhas

:: 1 batata média

:: 2 ovos (1 inteiro e um separado – clara e gema)

:: 1 colher (sopa) de farinha de trigo

:: azeite de oliva

:: sal

:: pimenta do reino

:: 1 colher (sopa) suco de limão

Limpe os champignons com papel toalha e fatie finamente. Pique as avelãs (nesse dia das fotos na falta de avelãs usei amêndoas).

Para o molho bata com um batedor a gema de um dos ovos, o limão, 80ml de azeite, sal e pimenta do reino até emulsionar. Reserve.

Junte os cogumelos às avelãs e misture com o parmesão. Tempere com metade do molho feito.

Para as fritadinhas, cozinhe a batata com a casca, descasque ainda quente, amasse-a em pedaços pequenos com ajuda de um garfo. Junte um ovo inteiro e a clara do outro ovo, a farinha de trigo e tempere com sal e pimenta.

Misture e faça 4 fritadinhas circulares em uma frigideira com azeite, ou mesmo faça como eu e coloque em forminhas individuais untadas com azeite.

Divida a salada de cogumelos em quatro, coloque em cima das fritadinhas e leve ao forno para gratinar por alguns minutos no forno. Sirva com o restante do molho.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo :: 30 minutos

Dificuldade :: média

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>