saint-pierre com manteiga de laranja

saint-pierre com manteiga de laranja

Tô feliz que estamos chegando aos 70% da arrecadação para o livro! Muito obrigado pelo apoio e carinho que tenho recebido. A campanha continua e ainda preciso de muita ajuda pra que ele vire realidade: www.kickante.com.br/cartasamarelas.

Sei que esse nome da receita de hoje parece “chique” mas é uma receita bem simples de fazer. Saint-pierre é uma espécie de tilápia vermelha que a gente encontra pra comprar normalmente com os nomes de saint-pierre ou saint peter. Dá pra fazer a receita com qualquer tilápia. Fica aí uma outra sugestão pra semana santa (ou pra qualquer outro dia!) se você não quiser fazer bacalhau ou estiver procurando um peixe mais barato.

4 filés de saint-pierre

4 batatas grandes

6 laranjas

cerca de 100 g (mais ou menos 8 colheres de sopa) de manteiga

salsinha picada

sal

pimenta do reino

Tempere os filés de peixe com sal e pimenta do reino. Descasque as batatas, corte-as em rodelas e cozinhe-as em uma panela com água fervente até que estejam cozidas – basta enfiar a ponta de uma faca e se entrar com facilidade estão cozidas. Escorra toda a água, tempere com sal e jogue duas colherada de manteiga sobre elas, deixando que derreta. Salpique salsinha picada. Tampe a panela e reserve.

Raspe a casca de 2 das laranjas. Esprema o suco das 6 laranjas e coloque em uma panelinha junto das raspas. Leve para ferver até que esse líquido reduza pela metade. Coe para eliminar as raspas, elas já deixaram seu sabor. Coloque quatro colheres de sopa da manteiga gelada ali, enquanto o molho estiver quente e bata com um garfo ou fouet para que derreta, emulsione e dê brilho ao molho. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino, provando para que fique agridoce e não muito doce.

Coloque 2 colheres de sopa de manteiga numa frigideira. Ligue em fogo médio e deixe aquecer. Coloque os filés de peixe ali, deixando cerca de 3 minutos de cada lado. Retire os filés e monte 4 pratos: Coloque as batatas no fundo (se necessário, aqueça-as rapidademente), cubra com um filé do peixe e despeje um pouco da manteiga de laranja por cima de cada prato.

PS.: Meu molho ficou bem laranjinha assim porque eu só tinha 3 laranjas no dia que resolvi fazer para fotografar e acabei misturando 3 mixiricas a elas. Fica ótimo também e é uma sugestão de substituição.

saintpierre_02

pra_cozinhar_ouvindo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
  • Sempre que entro em seu site me dá vontade de passar o dia cozinhando, fazendo coisas gostosas pra quem eu amo! <3
    Adoro o seu blog, Gui!

  • Cristina De Vincenzo diz:

    Nossa Gui, vou ver aonde acho Tilapia para comprar… mas vai ter que ser na segunda… louca de vontade de fazer.

    Suas receitas são excelentes, porque são reais, ou seja, possíveis de fazer e com ingredientes facilmente encontrados… o Bolo mineirinho já é um sucesso em casa, assim como o brownie (que faço com qualquer chocolate que encontro… e fica cada vez melhor).

    Desejo cada vez mais sucesso para vc e que sua vida brilhe com cada vez mais com felicidades! Bos, não, boa não, EXCELENTE Páscoa!
    bjs
    Cris

    • gpoulain gpoulain diz:

      normalmente não é difícil encontrar congelada no supermercado!
      que bom que gosta das receitas e que elas façam sucesso aí na sua casa! um grande abraço pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>